Se você está buscando deixar seu apartamento mais moderno, uma bancada de cozinha não pode ficar de fora da sua proposta! Existem diversas formas de planejar essa estrutura que se diferencia principalmente pelo tamanho, configuração, acessórios e material utilizado na superfície e no revestimento.
Este é um elemento funcional que pode servir de apoio para o preparo de alimentos, para fazer as refeições rápidas do dia a dia, receber os amigos para um drink, para lavar louça ou cozinhar. Em ambientes integrados, esse recurso pode ainda ser utilizado para dividir e setorizar os espaços.
Diante de tantas possibilidades, pode ser difícil definir qual a melhor opção de bancada de cozinha. Para não errar no seu projeto ou na sua reforma e conseguir uma decoração perfeita, listamos algumas dicas. Confira!
1. Atente-se às medidas
Primeiramente, avalie o espaço disponível na cozinha para a bancada e a sua configuração. Ela ficará no centro do ambiente ou encostada em uma parede? Será uma bancada utilizada também como mesa de jantar? Todas essas informações influenciam no projeto desta estrutura.
Para bancadas, usar com banquetas altas, a altura ideal é de 90 cm. Mas se desejar colocar um anexo para as refeições com cadeiras de tamanho padrão, próxima de 50 cm, uma altura confortável fica entre 72 cm e 78 cm. Já a largura e profundidade podem variar conforme os acessórios, funcionalidade e tamanho do ambiente.
2. Escolha materiais adequados
Granito, porcelanato, mármore, silestone, nanoglass, madeira, cimento queimado e inox. Existem muitas opções de materiais para a bancada da cozinha de um apartamento. Além da beleza, é preciso também se atentar à durabilidade, resistência e manutenção de cada um.
Uma superfície de madeira, por exemplo, não suporta contato constante com a água e pode se danificar em contato com altas temperaturas. Assim, para uma bancada com cuba e fogão esse material não é a melhor escolha. Já o aço inox é duradouro e resistente ao calor, além de ser uma escolha autêntica e bonita que vai deixar a cozinha mais moderna.
No geral, materiais mais porosos exigem um cuidado especial com a limpeza diária, contato com materiais quentes e respingos de líquidos. Para bancadas que serão bastante utilizadas, opte por opções menos porosas e que não risquem facilmente, como o porcelanato.
3. Combine com o estilo da cozinha
Assim como os móveis, eletrodomésticos, pisos, revestimentos das paredes e objetos decorativos, a bancada precisa harmonizar com o estilo escolhido para o apartamento. Use cores neutras e claras para uma cozinha mais clean ou o mármore branco se quiser um toque de sofisticação.
A bancada em concreto segue um estilo mais rústico e autêntico. Já a madeira será um charme na cozinha provençal. O preto ou cinza são a escolha perfeita para a tendência industrial.
4. Pense na funcionalidade
Muito mais que um item decorativo, existem diversas formas de uso para a bancada na cozinha. Pode-se combinar uma cuba, um cooktop e uma coifa acima para ser uma área de preparo de alimentos. Ou apenas ser uma superfície retilínea para colocar utensílios. A área ainda pode apoiar eletrodomésticos pequenos, como uma cafeteira e uma torradeira.
A parte de baixo da bancada pode contar com armários ou nichos para armazenar, por exemplo, copos e taças de uso diário. Você pode também embutir uma adega para armazenar suas bebidas de forma prática e com estilo.
Outro uso muito comum dessa estrutura é o de separar ambientes. A bancada de cozinha americana serve como uma meia parede entre este ambiente e a sala de estar ou jantar e mantém, de forma harmoniosa, o conceito aberto de um apartamento.
5. Decore com personalidade
Para deixar a cozinha do apartamento com a personalidade dos moradores, nada melhor do que adicionar objetos decorativos na bancada. Eles podem ser itens úteis para a rotina, como um porta-temperos ou um suporte para talheres, e ainda trazer uma memória afetiva, como uma fruteira retrô ou um vaso com plantas.
O importante é escolher itens para trazer aconchego a este ambiente, que é um dos mais utilizados no apartamento. Você pode ir adicionando aos poucos cada objeto e testar qual causa uma melhor sensação e é mais útil para o dia a dia.
6. Use as cores de forma estratégica
A partir da escolha de cores é possível destacar a bancada na cozinha ou deixá-la discreta. O tom mais neutro, seja branco, bege, preto ou cinza, que segue a mesma escolha dos móveis planejados, causa um efeito visual de que esta estrutura está integrada ao ambiente.
Já as cores mais vibrantes como amarelo, azul e laranja podem estampar a bancada em azulejos e outros revestimentos e deixar a cozinha mais alegre e com decoração ousada. A seleção da paleta deve ser feita sempre priorizando a harmonização com o estilo escolhido.
7. Não se esqueça da iluminação
Outra forma de destacar e deixar ainda mais bonita a bancada da cozinha é a iluminação. Existem opções desde as mais discretas até as mais estilosas. Pensando neste ambiente, a luz deve aliar beleza e funcionalidade, para deixar o ambiente claro e preciso para as atividades que precisam de atenção.
O ideal é usar lâmpadas de tonalidade branca, com temperatura de 4000 K a 6000 K. Quanto às luminárias, elas podem ser spots de LED embutidos no gesso, pendentes únicos ou combinados. Há ainda a opção de se utilizar fita de LED na borda da parte inferior da estrutura para uma iluminação indireta decorativa.
Uma bancada de cozinha vai deixar seu apartamento ainda mais bonito! Esperamos que as nossas dicas te ajudem a acertar na escolha para chegar em um projeto de decoração ou reforma que te agrade.
Se você buscar ideias para outros ambientes, confira Sala com escadas: como explorar este elemento.