Nem só localização e tamanho do empreendimento garantem qualidade de moradia. O conforto acústico também é fundamental para morar bem.
Foram anos de estudo e uma cabine acústica construída dentro de uma obra para verificar as condições externas de ruído e encontrar, assim, possibilidades de reduzir o barulho. Afinal, o conforto de um lar depende também do silêncio e da atenuação dos ruídos externos. Foi como a Plaenge, uma das maiores construtoras do Brasil, desenvolveu uma combinação única de fatores capazes de elevar o conforto acústico dos seus empreendimentos.
O estudo começou há quase uma década, no lançamento do Mondrian Residence, no Alto da Glória, em Curitiba. “Como o empreendimento era próximo de uma via rápida, sentimos a necessidade de desenvolver uma combinação única de fatores para oferecer um conforto acústico acima da média”, salienta o gerente regional da Plaenge Daniel Turchetti.
Ele conta que, nessa época, a construtora fez uma pesquisa e encontrou vários fornecedores no mercado, porém como as informações não eram centralizadas, a empresa decidiu fazer um teste próprio e inédito.
Assim, foi construída uma cabine acústica no local da obra para testar tipologias e combinações de vidros e esquadrias que oferecessem uma melhor atenuação dos sons externos.
Depois de vários testes, a combinação encontrada solucionou a questão da propagação sonora satisfatoriamente. O estudo passou a ser aplicado em outros empreendimentos. “Cada empreendimento pede uma solução de combinações de materiais para amenizar o barulho de forma adequada e nós conseguimos fazer isso”, diz.
Barulho do trem fica lá fora
Exemplo disso foi um empreendimento construído próximo à linha do trem, em Curitiba. Depois de entregue, o próprio morador fez um vídeo com a janela aberta e fechada mostrando a eficácia do isolamento acústico.
O isolamento acústico é a capacidade de estancar o som externo ou mesmo do próprio empreendimento, o que impacta diretamente na qualidade de vida dos usuários. Ouvir sons dos vizinhos de cima ou do lado, barulho do trânsito da rua ou questões semelhantes não é nada agradável.
Por isso, para cada empreendimento, a Plaenge faz um estudo dos sons que podem, porventura, atrapalhar a qualidade de vida dos usuários e aplica uma combinação de elementos (esquadrias, vidros, vidros duplos ou com espessuras diferentes) de acordo com a necessidade de cada empreendimento.
“Para cada local, fazemos um teste de atenuação acústica e escolhemos a combinação mais adequada”, revela. São mais de cinquenta combinações possíveis e que podem ser utilizadas de acordo com a necessidade.
“Esse estudo foi uma escola para gente. Desde então procuramos oferecer em nossos empreendimentos um conforto acústico acima da base de mercado. E temos feito isso com muito sucesso”, observa.
Uma tecnologia exclusiva também é aplicada no sistema de tubulação e nas portas de acesso comuns, para que o próprio prédio também seja “silencioso”. “Nosso know how de mais de 50 anos permite entregar uma construção diferenciada quando o assunto é conforto acústico. Isso valoriza o empreendimento e traz mais qualidade de vida para o morador”.