Muito mais do que um acessório que oferece aconchego, as almofadas são excelentes para decorar e mudar o visual de um ambiente. A disponibilidade de cores, texturas, tecidos e formatos abrem um leque de combinações que podem harmonizar com qualquer estilo.
A decoração com almofadas pode compor a sala, o quarto, a varanda ou até mesmo um cantinho de leitura. Se você quer deixar o seu apartamento ainda mais bonito e com uma atmosfera confortável, confira algumas dicas para incluir essa peça em diferentes locais!
1. Aproveite as cores vibrantes
Sabe aquele tom forte de roxo que você ama, mas acha que pode pesar visualmente se aplicar na parede ou em um móvel? Aproveite para usá-lo nas almofadas!
Com isso, elas trarão um “>toque de cor em decorações mais neutras e o melhor é que, quando você enjoar ou quiser mudar o estilo do ambiente, é super fácil: basta trocar a capa da almofada.
Escolha cores que criam um contraste e faça com que a peça se destaque. Em uma poltrona verde musgo, por exemplo, escolha uma almofada bege ou com estampas em tons claros.
A propósito, você sabia que as cores podem interferir na sensação do ambiente? Confira o post: Conheça as cores que mais acalmam o ambiente e entenda mais sobre o tema.
2. Harmonize texturas e estampas
As almofadas podem ser feitas de diferentes materiais como tecidos lisos, couro, felpudos e até mesmo pele de animal sintética. Por isso, elas podem ter diversas texturas e proporcionar sensações visuais e de toques diferentes.
Intercalar almofadas lisas e estampadas, com alguma cor de ligação entre elas, é ótimo para qualquer decoração. Para um estilo mais clássico, as estampas com flores e arabesco, em tons mais neutros, são os preferidos.
Já em uma decoração boho, a dica é abusar das cores e misturar almofadas em tricô com detalhes em tassel ou bordados.
3. Atenção às posições
A forma com que as almofadas são colocadas na cama, no sofá ou na poltrona também são importantes para o efeito decorativo que se deseja obter. Uma colocação sem organização pode dar um efeito de bagunça e pesar visualmente.
Uma dica é começar arrumando as peças das laterais para o centro. As almofadas maiores servem de apoio para as médias e menores, que ficarão na frente em destaque.
Tem dúvidas entre tantos modelos de sofá? Saiba como escolher o sofá ideal em um passo a passo infalível.
4. Use formatos e tamanhos variados
Ao falar em almofadas, a maioria das pessoas pensa logo no formato quadrado. Mas elas podem ser redondas, retangulares, circulares, de nó e ainda outras com formatos personalizados. Que tal uma almofada de nuvem para compor a decoração de um quarto infantil? Ou uma em forma de coração para o quarto de casal?
Fique atento para harmonizar a paleta de cores e também no tamanho da peça: é preciso respeitar as proporções da almofada em relação ao móvel que ela ficará.
5. Não exagere na quantidade
Sabemos que, diante de tantas possibilidades, a missão de escolher as almofadas para um ambiente fica um pouco difícil, mas tenha cuidado para não exagerar na quantidade e as peças acabarem atrapalhando o uso do móvel.
Um bom equilíbrio é usar uma almofada a mais do que a quantidade de assento. Em uma poltrona, por exemplo, você pode incluir no máximo duas unidades.
Inspirações para decorar com almofadas
A decoração de sofás com almofadas é um clássico. Mas que tal experimentar incluir este objeto em outros locais? Veja algumas inspirações:
Uma sacada mais aconchegante
Que tal deixar a decoração da área externa do seu apê ainda mais receptiva? Se a área for aberta, opte por almofadas com um tecido resistente à chuva e as outras variações do clima.
Geralmente, esse espaço conta com plantas em vasos ou até mesmo um jardim vertical. Traga a natureza também para as almofadas. Os tons de verde e estampas de folhas casam super bem com este ambiente. Elas podem compor poltronas de vime ou estarem dispostas em um futon.
Um charme a mais na poltrona
A poltrona costuma ser um ponto de destaque em uma sala e adicionar adereços decorativos vai deixá-la ainda mais charmosa!
Para criar um cantinho especial de leitura na sala, adicione uma almofada estampada na poltrona.
Cama com almofadas
Incluir almofadas na cama em composições com travesseiros deixará o ambiente de descanso ainda mais confortável e estiloso!
Em um quarto juvenil feminino, por exemplo, uma paleta de cores que faz sucesso é o marrom, rosa, preto, branco e cinza. A cabeceira da cama marrom pode ser ornamentada com travesseiros pink, seguida de almofadas de tamanhos menores e formatos variados, mesclando estampa floral e poá preto e branco.
Para um quarto de casal, harmonizar a colcha branca com almofadas em tons de mostarda vai deixar a decoração discreta e bonita. Não esqueça de combinar uma peça com estampa nos mesmos tons das almofadas lisas.
Usar almofadas de decoração é uma solução simples para transformar os espaços e deixar seu apartamento muito mais aconchegante!
Confira também o post Móveis com linhas orgânicas são uma ótima aposta para a decoração do seu apartamento e acompanhe o blog da Plaenge!