Requinte e sofisticação são traços definidos em qualquer projeto da arquitetura atual. No entanto, é possível ir além, complementando os espaços também com muito conforto e aconchego, trazendo o foco do espaço aos moradores e em seu convívio. E dentre os tantos componentes presentes em um ambiente, sem dúvidas, a iluminação é um dos itens que mais fazem a diferença, pois é ela que dá o clima adequado a cada espaço de uma residência.
Se você deseja essa união do útil ao agradável em seu apartamento por meio da iluminação e conforto, podemos te ajudar. Confira abaixo nossas dicas e informações sobre iluminação para ambientes e torne seu local de morada um espaço mais confortável e acolhedor.
Entenda o conceito de iluminação aconchegante
Obviamente, para se encaixar no conceito de ambiente aconchegante, é preciso que um espaço conte com uma mobília que faça jus a essas características. No entanto, existem também outros meios que promovem esses traços ao apartamento, como uma paleta de cores previamente definida, a qualidade das peças e, sobretudo, a iluminação — nossa pauta de hoje.
Para que a iluminação de um espaço seja considerada aconchegante, é preciso que ela seja pensada de forma única para cada ambiente, considerando aspectos como seu tamanho e sua função.
Além disso, é preciso que o ambiente conte com uma iluminação que foge do padrão de um único ponto de luz posicionado no centro. Para isso, é preciso contar com abajures, arandelas e até mesmo móveis que podem ser iluminados com fitas LED.
Para te ajudar de forma mais assertiva de acordo com cada espaço, confira abaixo alguns conceitos de iluminação pautados nos principais ambientes de um apartamento.
Como compor a iluminação por ambientes?
Conforme mencionamos acima, é preciso que a iluminação de um ambiente seja composta por componentes planejados para cada espaço, considerando suas necessidades, design e conforto. Veja como isso é possível:
Iluminação para salas
Seja em sala de estar, de jantar, de televisão ou afins, a sala é um ambiente em que passamos um tempo de repouso, o que pede por uma iluminação mais leve, discreta e confortável aos olhos.
Para isso, é necessário contar com os seguintes adornos decorativos:
Abajures
Os abajures são luminárias clássicas que trazem, de imediato, a sensação de conforto e aconchego que procuramos para os ambientes. Isso se dá pelo fato de que suas cúpulas são feitas de tecido o que torna a sua luz interior difusa.
Lustres
Os lustres conseguem iluminar ambientes de forma intensa e luxuosa, por isso, são ideais para espaços amplos e com pé direito duplo. Existem modelos clássicos com peças de cristal ou modernos com formas e peças inovadoras, e sua utilizá-los na decoração confere o primor e aconchego que buscamos para onde vamos morar.
Pendentes
Assim como os lustres, os pendentes também são ótimas opções para iluminar um espaço de forma aconchegante. O que os torna diferentes é o fato de que possuem sua iluminação direcionada a um espaço específico, fazendo deles ideais para salas de jantar sobre a mesa.
Iluminação para quarto
Quando o ambiente em questão é o quarto, toda a mobília e decoração é direcionada ao repouso e descanso, certo? Desse modo, a composição da iluminação é diretamente proporcional. Confira as principais luminárias que você deve investir para esse espaço:
Abajures
Assim como mencionado acima sobre as salas, os abajures também servem para o quarto, especialmente quando posicionados próximos à cama, pois facilitam o controle da iluminação antes de dormir.
Luminárias articuladas
As luminárias articuladas também são ótimas para ambientes pelo fato de que permitem um direcionamento da luz em ângulos específicos. Assim, uma leitura pode ser favorecida, por exemplo, sem deixar todo o ambiente iluminado.
Trilhos de spots
Seguindo a mesma lógica das luminárias articuladas, os spots também são direcionáveis, tornando a iluminação do quarto mais confortável.
Um exemplo de utilização dessa luminária, por exemplo, é direcionar a iluminação para pontos de decoração do ambiente afastando-os da direção da cama, para não incomodar os olhos ao se deitar.
Iluminação para cozinha
Temos a cozinha como um espaço funcional onde as refeições são preparadas, não é mesmo? Justamente por isso, é preciso focar em uma iluminação direta e intensa, mas sempre prezando pelo cuidado para não cansar a vista dos presentes no espaço.
Partindo dessa premissa, confira em quais adornos de iluminação você deve investir:
Plafons
Os plafons são potentes, discretos e possuem variedade de acabamentos que se adaptam aos mais diferentes tipos de decoração de cozinha.
Além disso, em sua maioria, eles são compostos por um tom de iluminação branco frio, ideais para áreas de serviço, como a cozinha.
Fitas LED
Uma forma ideal para trazer vivacidade e aconchego a um ambiente é por meio de pontos de iluminação que fogem do convencional ponto central ao teto. Isso não significa que ele deva ser extinto, mas sim complementado.
Com as fitas LED, os armários — mobília predominante em uma cozinha — podem se tornar mais funcionais, elegantes e confortáveis.
Iluminação para banheiro
A iluminação para banheiro requer bastante assertividade, especialmente por ser um local em que geralmente nos arrumamos antes de sair, não é mesmo?
Seja em lavabo, banheiro social ou suíte, geralmente esses ambientes contam com as mesmas recomendações no que se refere à iluminação. Veja:
Arandelas
As arandelas são luminárias discretas, porém cheias de elegância, que trazem mais primor e conforto ao espaço. Há opções com acabamentos variados no mercado, com iluminação difusa ou indireta, em design clássico ou contemporâneo para você escolher.
Pendentes
Os pendentes menores também são ótimas opções para banheiros, especialmente os que ficam posicionados próximos à cuba. Existem opções que unem a necessidade de iluminação do rosto ao espelho e design do ambiente, compondo um espaço único e funcional.
Além disso, vale lembrar que, independentemente do ambiente que você estiver planejando sua iluminação, o ideal é considerar seu apartamento em particular, junto às suas necessidades de conforto e design, combinado?
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que tenhamos o ajudado a entender sobre a relação da iluminação e conforto de um ambiente, junto a quais luminárias você deve adotar para seu espaço.
A propósito, que tal complementar sua leitura com nosso post sobre a criação de um projeto de arquitetura de alto padrão e entender mais sobre o tema? Agradecemos sua leitura e o esperamos em nossos próximos conteúdos relacionados à arquitetura aqui no nosso blog.
Até a próxima!