Maior evento de inovação na construção civil no Paraná, Construtech Week reuniu referências mundiais para debater o uso da tecnologia
Os resultados da Plaenge com o uso da metodologia BIM (Modelagem de Informações da Construção) foram destaque na Construtech Week 2022, o maior evento de inovação na construção civil no Paraná. Nossa coordenadora de BIM, Isadora Inocente Oliva, participou de um painel sobre o tema contando sobre a experiência da empresa com essa ferramenta que consolida projetos, listas de materiais, orçamentos e planejamento em uma mesma plataforma.
Isadora expôs sobre o ‘case’ da Plaenge ao lado de grandes referências no uso da metodologia BIM em todo o mundo, como Chase D. Olson, CEO e fundador da Smart Sky Tech Hub; Fernanda Leite, PhD e professora de engenharia civil na Universidade do Texas; e Lúcio Sobeilman, professor de engenharia na University of Southern California.
Plaenge é referência no Brasil
A Plaenge é referência no uso do BIM no Brasil e, hoje, já aplica a tecnologia em 80 dos 115 edifícios em construção no País. Isso significa que 70% das obras verticais atualmente em construção pela empresa contam com o uso da ferramenta. Como resultado, obtém produção enxuta, mais eficiência e processos otimizados desde a fase de projetos até a finalização dos empreendimentos.
A adoção do BIM é reflexo dos nossos investimentos em inovação, com foco em conectividade, eficiência na produção e diferenciação no mercado, resultando na melhor experiência para o cliente. “Poder contribuir com a geração de conhecimento sobre o tema é muito enriquecedor, por isso, me sinto honrada em participar de um evento tão importante ao lado de profissionais que são referência no uso do BIM no mundo”, analisa Isadora.
A Plaenge é a maior construtora do Sul do Brasil e, ao longo de 52 anos de história, entregou mais de 445 empreendimentos onde vivem mais de 100 mil pessoas. Atuamos nas principais cidades do Centro-Sul do País – Curitiba, Londrina, Maringá, Cuiabá, Campo Grande, São Paulo, Campinas, Porto Alegre e Joinville – e também no Chile, onde preparamos o início da operação na capital Santiago.
A Construtech Week é uma realização da Governança de Inovação na Construção Civil (Icon), Sinduscon, Sebrae/PR e CEAL. O evento contou com palestrantes de empresas nacionais e internacionais, como Nokia, Tecverde e Smart Sky Tech Hub, além de empresas que atuam em Londrina e são inspiração para o mercado.
Como funciona o Bim
O Bim permite eliminar os chamados “clashes” antes do início do trabalho no canteiro de obra. Na prática, identifica interferências entre os diferentes projetos que compõem uma obra de engenharia e orienta a compatibilização entre eles.
Na Plaenge, o BIM é usado nas fases 3D (compatibilização), 4D (planejamento) e 5D (orçamento). Na fase 3D, o sistema mapeia os projetos de arquitetura, estrutura, ar-condicionado, hidráulica, gás e engenharia e promove a compatibilização entre eles.
Na fase 4D, de planejamento, é possível fazer uma simulação virtual da evolução física da obra através do modelo 3D, identificando os melhores cenários para cada fase. O BIM, neste caso, ajuda a equipe a tomar decisões mais assertivas.
Já na fase 5D, de orçamento, a equipe consegue consultar os custos da obra automaticamente, de forma mais rápida e confiável. Também é possível planejar a lista de materiais de construção que será necessária em toda a obra, o que agrega eficiência ao processo.
Com o uso da realidade virtual, é possível “caminhar” pelo canteiro através do software, com acesso a informações específicas apenas com um clique. Um sistema de QR Code permite acessar as informações facilmente, por celular, também no ambiente da obra.
Em um futuro próximo, vamos implantar o uso do BIM também na pós-ocupação e manutenção, ampliando o uso desta tecnologia que consolida a construção do futuro com uso de inteligência artificial em todas as fases do ciclo da construção.
Veja abaixo mais fotos do evento com presença forte de nossos colaboradores: