MENU

Regras de convivência: 8 dicas para se relacionar bem com os vizinhos 

jun 07, 2022 Condomínios fechados

Convívio entre vizinhos pode ser benéfico e gerar grandes amizades, mas também alguns conflitos. 

Ter vizinhos e precisar se relacionar com eles é uma das certezas mais absolutas na vida de quem mora em um condomínio. O convívio entre pessoas que compartilham o mesmo espaço pode ser muito benéfico e gerar grandes amizades, mas também alguns conflitos. 

A convivência entre vizinhos é tão importante que inspirou sucessos do cinema e das plataformas de streaming. Quem nunca chorou com a emocionante história dos vizinhos que ficam amigos de um extraterrestre no clássico ET, de Steven Spielberg? O filme, aliás, é uma grande inspiração para outra história entre vizinhos, muito mais recente: o sucesso Stranger Things.  E a mais aclamada história de pessoas que moram no mesmo prédio talvez seja a série Friends, sobre jovens amigos que dividem o endereço em Nova York.

personagens da série friends
Friends: série celebrizou o relacionamento entre vizinhos

Muitas vezes, os vizinhos estão mais presentes na nossa rotina do que os próprios familiares. São eles que prestam apoio no caso de emergência, emprestam aquele ingrediente que falta para uma receita de última hora ou até cuidam do nosso pet quando precisamos fazer viagens rápidas. 

No dia a dia, construir uma convivência saudável com os vizinhos é uma forma de fazer novos amigos e contar com uma rede de apoio sempre que for necessária. Os conflitos mais comuns nesse relacionamento dizem respeito ao compartilhamento do espaço, e para evitá-los, basta seguir as regras do condomínio e agir com bom senso. Afinal, não é tão difícil respeitar normas relacionadas a barulho, limpeza, presença de animais e pequenas obras em casa. 

Regras de convivência com vizinhos
Bom senso e respeito às regras são essenciais no relacionamento entre vizinhos

A psicóloga Mayara Cavalheiro, de Londrina (PR), avisa que a melhor forma de evitar os problemas mais comuns na vizinhança é investir na boa convivência e no respeito mútuo. 

Esse é o segredo para superar eventuais conflitos de relacionamento. 

Mayara elencou oito dicas para a boa convivência entre vizinhos. Confira!

Regras de convivência

1 – Compartilhe momentos da sua vida com os vizinhos. Essa proximidade é importante porque permite criar novas amizades e formar uma rede de apoio para os momentos em que precisamos de ajuda.

2 -Conheça seus vizinhos e se comunique com eles, pois esse comportamento aumenta a segurança no condomínio e nos bairros. O compartilhamento de informações por meio da boa comunicação entre pessoas que moram próximas, inclusive por meio de aplicativos, facilita a identificação de situações  de risco. 

3 – Siga as regras do condomínio. Elas existem para garantir a boa convivência e evitar conflitos sobre os assuntos que costumam gerar reclamações entre vizinhos, como desrespeito a horários, barulho, limpeza e animais de estimação. 

pintando parede

4 – Participe das reuniões de condomínio. Essa é uma forma democrática de tomar decisões coletivas com foco no bem comum. Quanto mais participação dos moradores nas reuniões, maiores as chances de criar regras que serão adequadas e respeitadas por todos. 

5 – Exercite a gentileza, a paciência e a educação com os vizinhos e trabalhadores do condomínio. Essa atitude deixa o clima mais agradável e torna mais leve a convivência entre todos. Quanto mais cordiais nós somos, maiores as chances das pessoas responderem de forma amável e educada. Se, ao contrário, nos portamos com hostilidade, abrimos espaço para sermos tratados com falta de educação. 

6 – Conheça e respeite a história de seus vizinhos. Quando conhecemos a história do outro, fica mais fácil exercitar a empatia e entender eventuais dificuldades pelas quais estejam passando. 

7 -Cuide bem dos espaços comuns e privados. Nas áreas de convivência e em sua própria casa, mantenha os ambientes limpos e organizados. Quando usar as áreas comuns, lembre-se que seus vizinhos também vão usá-las em outro momento, por isso, entregue o espaço organizado. Mesmo que o condomínio tenha funcionários para fazer o serviço, exercite a colaboração individual.

8 – Incentive a cultura do respeito e do cuidado no seu condomínio. Quando você trata seus semelhantes com educação, cordialidade e respeito, incentiva que outras pessoas adotem os mesmos comportamentos, garantindo ambientes mais agradáveis para uso de todos. 


Gostou das dicas que nós da Plaenge separamos para você? Então confere nossa editoria de Tendência e Arquitetura e não perca mais as novidades!

Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Best WordPress Themes Free Download
Free Download WordPress Themes
udemy free download
download redmi firmware
Free Download WordPress Themes
udemy course download free
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Assessoria contratada e especializada em conteúdos sobre arquitetura, decoração e construção civil. Preza pela qualidade das informações divulgadas e tem interesse em compartilhar conhecimento sobre os mais diversos assuntos da área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTROS POSTS

NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos

IR PARA A PLAENGE

Baixe o nosso Plaenge APP
e faça parte do clube

Aplicativo Plaenge
QR Code