Com as informações corretas sobre o “funcionamento” do seu novo apartamento, você terá melhores condições de planejar os cuidados com o imóvel, fazer reformas e evitar futuros aborrecimentos
O momento de receber as chaves de um novo apartamento traz uma mistura de alegria e ansiedade. É a hora de pensar na mudança, no projeto de decoração e até mesmo em possíveis reformas. As decisões tomadas antes de se mudar para um novo apartamento podem ser essenciais para manter o imóvel em excelente estado por muito mais tempo. Por isso, na Plaenge todos os clientes recebem junto com as chaves o “Manual do Proprietário”, um guia completo sobre o imóvel.
O Manual do Proprietário irá orientar os primeiros passos dos clientes após receberem suas chaves, desde como solicitar a ligação de energia elétrica em seu apartamento, informar qual a especificação de cada acabamento ou revestimento utilizado, até como realizar a conservação e manutenção do seu imóvel. O Manual do Proprietário também contempla o Caderno de Projetos do apartamento com todas as plantas e vistas indicando os locais onde as tubulações hidráulicas estão passando. No momento da instalação dos móveis, o seu marceneiro saberá onde é possível realizar a fixação do móvel na parede.
Adaptação ao novo apartamento
Além disso, a Plaenge possui um serviço de Concièrge para apoiar o cliente em suas dúvidas neste primeiro momento de adaptação. É um canal exclusivo, com atendimento personalizado, que apoia com informações técnicas sobre o novo apartamento e dicas mais gerais, como locais para comprar o mesmo mobiliário utilizado no apartamento decorado ou no térreo do empreendimento.
Para atendimento aos itens de Assistência Técnica dentro da garantia da construtora, uma equipe própria de Pós Ocupação também está à disposição para oferecer a melhor experiência na realização do sonho do cliente de se mudar para um apartamento novo.
Com as orientações completas de seu apartamento, você terá melhores condições de definir a versão final da sua casa e planejar sua mudança.
Reformas
Depois de algum tempo morando no apartamento, é natural que o morador sinta necessidade de renovar a pintura, atualizar elementos decorativos ou realizar pequenas reformas. Porém, antes de iniciar a obra, é importante tomar algumas medidas que vão evitar “dores de cabeça” e garantir que o seu objetivo final seja atingido. Confira as dicas:
1 – Planeje sua obra
Liste todos os serviços que você vai executar, os materiais de construção necessários, a mão de obra que vai contratar e até mesmo serviços de apoio para a reforma, como por exemplo, contratação de caçambas. Ter em mente o objetivo final vai ajudar a cumprir essa etapa com mais eficiência.
2 – Faça um orçamento
Um planejamento detalhado do investimento que você fará na reforma é fundamental para evitar despesas de última hora – ou não previstas – que podem afetar o resultado final.
3- Informe-se sobre as regras do condomínio
Antes de iniciar qualquer obra no seu apartamento, é importante se informar sobre as regras do condomínio para combinar a execução dos serviços de acordo com o permitido. Dessa forma, você vai otimizar o tempo da sua mão-de-obra e evitar transtornos para os vizinhos.
4 – Comunique o síndico sobre a reforma
Não importa o tamanho da sua obra, é sempre de bom tom avisar ao condomínio sobre o que será feito. Lembre-se, também, de se informar sobre mudanças que possam modificar elementos externos do condomínio, como fachada.
5 – Busque sempre profissionais especializados
Mesmo as pequenas reformas podem comprometer as estruturas do seu apartamento, por isso, não faça mudanças sem consultar um profissional especializado, como arquiteto ou engenheiro. Além de garantirem sua segurança e a dos vizinhos, eles poderão apoiar com proposta de soluções mais modernas e eficientes.
6- Não esqueça o responsável técnico
Caso a sua reforma interfira em sistemas construtivos, hidráulicos ou elétricos – o que inclui demolição ou construção de paredes – saiba que vai precisar de um responsável técnico. Esse profissional emitirá um laudo e será o responsável pela adequação da reforma às regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Agora que você já entende tudo e está pronto para mudar para o seu novo apartamento, chegou a hora de decorar! Aqui no blog da Plaenge temos uma editoria especial para compartilhar as melhores tendências de decoração com você! É só clicar aqui.