MENU

Aprenda a montar sua adega com Kezia Giugni

Quer começar a montar sua adega, mas não sabe por onde começar? Estamos aqui para te ajudar. Conversamos com a sommelière de vinhos, Kezia Giugni, que respondeu sobre qual seria o ambiente adequado para organizar a estrutura e por quais rótulos você pode começar o seu acervo.

O ponto de partida é definir o tamanho da adega: quantas garrafas pretende armazenar? Uma adega menor, do tipo embutidas, acomodam de 18 a 24 garrafas e podem ficar localizadas em espaços gourmet ou perto da cozinha. Já em relação as adegas maiores, que comportam de 180 a 250 garrafas, a orientação é escolher um espaço que não tenha a incidência direta da luz solar, nem uma fonte de calor próxima, além de ser um local que não sofra com trepidações – o que ocorre embaixo de escadas, por exemplo.

Adega

Depois de definir o tamanho do espaço de armazenamento dos seus vinhos e o orçamento destinado para isso, o segundo passo é a seleção dos rótulos. Kezia reforça que, sendo uma adega grande ou pequena, ela deve conter vinhos de todos os estilos para ser completa. Assim, os rótulos devem ser selecionados da seguinte maneira: 10% dos vinhos da sua adega devem ser espumantes, 10% brancos, 10% rosé,  10% de vinhos de sobremesa, os outros 60% devem ser de vinhos tintos. Dentre os tintos devem conter rótulos para o dia a dia, de regiões e países diferentes (uvas e estilos diversificados) e os vinhos de guarda. 

Kezia dicas de montar sua adega
Kezia dicas de montar sua adega

Seguindo esses passos você terá um ambiente sofisticado e apropriado para armazenar seus vinhos, e uma variedade de rótulos que deixarão sua adega completa, que atenderá a todas as ocasiões.

Harmonização de vinhos no dia-a-dia

Agora que você dispõe de uma adega com pluralidade de vinhos, confira algumas dicas de harmonização para as refeições e encontros sociais. Kezia trouxe sugestões para quem gosta de utilizar vinhos em receitas ou saboreá-los durante o preparo de um bom churrasco.

 

 

Se você gosta de cozinhar já deve ter questionado “Qual o vinho ideal para levar para a panela?”. Bom, essa pergunta pode ser respondida com um “depende” – depende do tipo de alimento a ser preparado. Porém, em vias gerais, para o preparo de comidas salgadas deve-se usar um bom vinho seco, que não seja tão alcoólico, frutado e não amadeirado. O que se altera é o uso de vinho branco ou tinto. Por exemplo, se quiser fazer um risoto de gorgonzola com pêra, o ideal é utilizar um vinho branco, se for um risoto de filé com funghi, se utiliza um vinho tinto.

Já para acompanhar aquele churrasco, o vinho deve ser tinto. Kezia indica três tipos de uvas para essa harmonização: Malbec (os melhores rótulos são os Argentinos), Tannat (os melhores são os Uruguaios) ou Syrah (de preferência os vinhos da Austrália e sul da França).

Sala do Apogeo
Adega do Apogeo
Adega do apogeo adega

 

Serviço

Quer ter acesso a mais dicas sobre adegas, vinhos e harmonização? Acompanhe a Kezia nas redes: @keziagiugni.

Mais dicas como essa voce encontra clicando aqui.

 

Download Premium WordPress Themes Free
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
Premium WordPress Themes Download
udemy free download
download mobile firmware
Download Nulled WordPress Themes
udemy free download
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Assessoria contratada e especializada em conteúdos sobre arquitetura, decoração e construção civil. Preza pela qualidade das informações divulgadas e tem interesse em compartilhar conhecimento sobre os mais diversos assuntos da área.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OUTROS POSTS

NEWSLETTER

Fique por dentro das novidades e receba conteúdos exclusivos

IR PARA A PLAENGE

Baixe o nosso Plaenge APP
e faça parte do clube

Aplicativo Plaenge
QR Code