Conteúdo
A manhã do dia 13 de novembro marcou um momento significativo para Campo Grande (MS) e para a história urbana da região Leste da cidade. A Plaenge realizou a entrega oficial do Viaduto Jardim Veraneio, uma obra que amplia a mobilidade, conecta bairros e abre caminho para uma nova etapa de crescimento e valorização imobiliária da capital sul-mato-grossense.
O evento contou com a presença da prefeita Adriane Lopes, de diretores da Plaenge, representantes da Motiva Pantanal e moradores da região, que acompanharam de perto a inauguração do novo eixo de ligação entre a Chácara dos Poderes e o Jardim Veraneio — uma conexão há muito tempo aguardada pela população.
A obra, iniciada em maio de 2024, foi executada como contrapartida ao município, com autorização da Prefeitura de Campo Grande, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), sob fiscalização da concessionária Motiva Pantanal.
O Viaduto Jardim Veraneio foi construído sobre o anel viário (BR-163/MS, entre os kms 484 e 485) e inclui quatro rampas de acesso, retornos sob a estrutura e duas rotatórias para ordenar o tráfego da Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo. O projeto contempla ainda drenagem urbana, acostamentos, ciclovia e passeios para pedestres, promovendo segurança e mobilidade para motoristas, ciclistas e pedestres.
Um projeto pensado para o futuro da cidade

Para o Diretor de Unidade de Negócio da Plaenge Urbanismo, Leonardo Turin, a entrega do viaduto é resultado de um trabalho que começou há anos, motivado pela necessidade de oferecer uma travessia segura entre as duas margens do anel viário e impulsionar o desenvolvimento da região.
“Esse era um anseio que surgiu nas primeiras pesquisas de mercado, indicando que aqui existia uma demanda por uma travessia segura. A partir daí, esse ponto de atenção fez com que a gente se mobilizasse — buscando uma forma viável de conseguir essa transposição de maneira segura, sem atrapalhar o fluxo dos caminhões que percorrem esse trecho da estrada, e ao mesmo tempo trazendo comodidade para todos os moradores do Jardim Veraneio e da Chácara dos Poderes”, explicou.
Leonardo destacou que o projeto passou por diversas etapas e desafios até se tornar realidade. “Tivemos que aprovar o projeto em vários órgãos, licenciar, aprimorar e viabilizar junto à prefeitura, órgãos locais e ambientais. Hoje, posso dizer que não estamos apenas inaugurando um viaduto, mas sim todo um hemisfério da cidade que antes tinha dificuldade de acessibilidade e agora pode fazer essa travessia de forma segura e rápida”, afirmou.
Para o diretor, a obra representa o início de uma nova fase de urbanização e valorização. “Nós estamos dando condição para a cidade crescer nessa zona Leste, uma área onde já percebemos a valorização imobiliária. No começo, essa região nem infraestrutura tinha — não havia drenagem, rede de água, esgoto, nem pavimentação. Hoje, vemos ruas limpas, seguras, com moradores chegando aos novos condomínios e um progresso que está só começando. Daqui a dez anos, vamos olhar para trás e ver que essa foi uma decisão fundamental para o desenvolvimento da cidade nesse hemisfério”, completou.
Uma obra que simboliza integração e propósito

O Diretor Corporativo, Édison Holzmann, destacou que a concepção do projeto nasceu do desejo de investir na região da Chácara dos Poderes e de conectar de forma eficiente duas áreas estratégicas da Capital.
“A ideia surgiu a partir do nosso desejo de investir na Chácara dos Poderes e da constatação do grande potencial que havia nessa região. Há poucos metros daqui temos o Parque dos Poderes, muita infraestrutura e construções bonitas, mas para isso acontecer era preciso criar uma conexão rápida e segura para romper essa barreira física da estrada. Para viabilizar isso, foi necessário um ambiente de confiança muito grande entre todos os envolvidos”, afirmou.
Holzmann destacou ainda o impacto social e econômico da obra. “Este viaduto não é apenas uma ponte que transpõe a estrada — ele representa a construção de um novo caminho para Campo Grande, novas possibilidades e oportunidades. Todos nós da Plaenge estamos muito felizes em cumprir nosso propósito de sermos úteis. Acredito muito no potencial dessa região e no retorno econômico que ela trará aos cofres municipais”, completou.
Parceria que transforma

Durante a solenidade, a prefeita Adriane Lopes ressaltou o impacto da obra na qualidade de vida dos mais de 80 mil moradores da região Leste, além da importância da parceria entre o setor público e a iniciativa privada.
“Essa é uma obra muito importante na região Leste de Campo Grande, uma das áreas mais desenvolvidas da cidade, que tinha essa necessidade de um viaduto para melhorar a mobilidade. Trabalhando em parceria com a Plaenge, hoje inauguramos uma estrutura de impacto gigantesco, que vai reduzir acidentes e facilitar o ir e vir de quem mora e trabalha aqui”, destacou.
A prefeita também reforçou o modelo de cooperação que torna possível o avanço da cidade. “O poder público municipal precisa atuar junto com a iniciativa privada para impulsionar o desenvolvimento. Esse investimento traz respostas concretas para a população e vai impulsionar ainda mais o crescimento de Campo Grande”, afirmou.
Mobilidade, integração e desenvolvimento

Com o Viaduto Jardim Veraneio, Campo Grande ganha uma nova referência em mobilidade e planejamento urbano. A estrutura integra o sistema viário da cidade, valoriza a região Leste e cria uma conexão segura com o Parque dos Poderes e a Avenida Afonso Pena.
Mais do que uma obra de engenharia, o projeto simboliza a visão da Plaenge de construir cidades mais conectadas, sustentáveis e humanas, contribuindo de forma direta para o desenvolvimento econômico e social da capital sul-mato-grossense.