Conteúdo
A tecnologia tem se mostrado cada vez mais presente na rotina, atividades e profissões de um mundo em constante mudança. A implementação de Inteligência Artificial na Construção Civil aparece para trazer muitas revoluções e inovações no setor.
Com atuação que vai desde as etapas de planejamento e definição do layout dos projetos até definição de clientes e monitoramento de obras, as IAs são grandes auxiliares de arquitetos, engenheiros e gestores de obras. Continue a leitura e entenda como elas impactam o setor.
O que é Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia capaz de criar máquinas e sistemas que se utilizam de dados para identificar e solucionar problemas, além de otimizar atividades e tomar decisões com base em estatísticas. Por meio do aprendizado de máquina (Machine Learning), é possível aprimorar os programas para aprender processos, metodologias e utilizar bancos de dados.

Com o desenvolvimento de softwares cada vez mais avançados, a IA traz inovação e revolução para diversas áreas de trabalho, incluindo a de projetos arquitetônicos e construção civil.
Aplicações práticas da IA nos projetos de construção civil
Os sistemas de IA auxiliam em uma série de atividades no segmento de construção civil, em etapas que vão desde o planejamento aos canteiros de obras. As principais aplicações da tecnologia incluem a coleta e análise de dados do projeto, para realizar análise preditiva, de riscos e falhas.

Aliada à gestão de segurança na execução do projeto, também estão a manutenção preventiva e simulação de designs inteligentes. Ou seja, as IAs são responsáveis por automatizar processos e permitir que os profissionais humanos dediquem seus conhecimentos a outras atividades.
Além disso, a tecnologia é muito utilizada no setor para o atendimento ao cliente, estudo do comportamento do público-alvo do empreendimento e prospecção de terrenos. Com a coleta de todas essas informações, a IA permite a criação de construções mais inteligentes e melhor aproveitadas.
Confira também a nossa categoria de novidades em condomínios fechados da Plaenge!
O impacto da IA na eficiência e redução de custos
Com a análise avançada de dados das Inteligências Artificiais, é possível automatizar algumas tarefas e dedicar a expertise humana para outras demandas que necessitam de um olhar mais próximo. As IAs são grandes aliadas na coleta de informações demográficas, geográficas, matemáticas e estratégicas para a elaboração de projetos mais inteligentes.
De maneira prática, elas conseguem avaliar todas as etapas do planejamento, avaliar riscos, chances de falhas, realizar mapeamentos de terrenos e do design, identificar formas de otimização de processos e muito mais! Isso impacta diretamente no melhor aproveitamento de horas trabalhadas e na redução de custos com pessoal e recursos.
As IAs chegam para tornar a execução dos projetos mais eficiente e estratégica, além de facilitar a atuação de arquitetos, engenheiros e gestores de obras.
Segurança no trabalho e prevenção de acidentes
A tecnologia de IA é capaz de se envolver em planejamentos e rastreios das etapas de design dos projetos, mas também é uma excelente ferramenta para a elaboração de sistemas de segurança para locais de trabalho. Ao mapear o canteiro de obra, ela pode identificar falhas, riscos e mitigar danos.
Ela está apta a realizar monitoramentos em tempo real de trabalhadores, maquinários e objetos para alertar sobre problemas de segurança ou erros de construção.
Já existem soluções tecnológicas que oferecem análises preditivas, robotizam canteiros de obras, sinalizam diversas variáveis e se conectam a projetos BIM para um acompanhamento completo das construções.
Quais são os desafios do uso de IA na Construção Civil?
Os programas de Inteligência Artificial evoluem em tempo recorde, sendo uma solução para as dificuldades profissionais e pessoais. Por outro lado, esse aperfeiçoamento rápido e contínuo ainda é difícil de regulamentar, na maioria dos casos.

Em todo o mundo, faltam leis e diretrizes suficientes para assegurar a proteção de dados, de privacidade e informações confidenciais, por exemplo. Para atuar com eficiência em um projeto, eles precisam ter acesso a relatórios sensíveis, como localização, orçamento, desempenho de equipamentos e o próprio design da construção.
Apesar de serem supervisionadas por especialistas, elas são capazes de realizar análises e tomar decisões com base em dados. A questão ética do uso das IAs levanta discussões sobre responsabilização e as consequências a longo prazo ainda são incertas.
De qualquer modo, a automatização de processos é uma tendência que chegou para ficar e tem muito a contribuir com o setor de Construção Civil. Uma pesquisa do Accenture estima que o segmento pode lucrar cerca de 71% até 2035 com a implementação de IA.
A tecnologia já está presente em todas as áreas da vida e chegou para tornar as atividades e rotina ainda mais práticas. Aqui no blog da Plaenge, você explora outros conteúdos recheados de dicas e novidades sobre decoração e inovação.
De sistemas elétricos automatizados a condomínios inteligentes, com a gente, você fica por dentro do que tem de mais moderno para viver bem!