As peças de design são verdadeiras obras de arte que ajudam a trazer um diferencial aos ambientes, sendo partes essenciais de uma composição arquitetônica elegante, sofisticada e refinada. Elas ultrapassam as barreiras da funcionalidade e se tornam uma forma de expressão.
Essas peças são construídas com materiais únicos, com desenhos totalmente originais que unem a funcionalidade com a estética. Se você deseja trazer mais leveza, conforto, praticidade para os seus ambientes e ainda ter uma obra de arte exposta em seu apartamento, investir nessas peças de design é uma ótima escolha.
Continue lendo e confira os principais modelos de design assinado para você levar até os seus ambientes.
1. Balanço Maui
O balanço Maui da Artefacto Beach & Country é assinado pela arquiteta Aline Celles, em parceria com a designer Bethanea Rocha. Feito em cedro e palhinha, ele é inteiramente fiado em dois materiais muito conhecidos do mobiliário brasileiro.
Sua naturalidade e formas orgânicas combinam perfeitamente com ambientes externos, fazendo par com as plantas utilizadas na decoração e criando um espaço agradável, leve e fresco para descansar ao final de um dia agitado.
2. Poltrona Gio
Considerada um verdadeiro templo do relaxamento, uma das primeiras obras de Sergio Rodrigues é uma homenagem ao arquiteto italiano Gio Ponti. Feita na primeira década de criação de Sergio, a peça conta com assento e encosto em uma única peça de revestimento confortável, que pode ser em couro natural ou tecido.
Ela ainda conta com pinos nas laterais que possibilitam o ajuste da concha em três posições, permitindo que você se sente de maneira formal ou deixe em uma posição mais descontraída para o descanso. Esse grande clássico do designer e arquiteto brasileiro é perfeito para uma sala de estar luxuosa.
3. Sofá Cardboard
O sofá Cardboard é uma criação da grande dupla de irmãos Campana. Com mais de 20 anos de experiência na área, os irmãos trouxeram ao mercado diversas obras de arte, como é o caso dessa peça, feito com uma resistente estrutura de aço e revestimento de papelão corrugado.
Uma peça que traz uma mistura improvável de materiais e que relembra a necessidade de ser sustentável nos dias atuais. Suas linhas retas e curvas fechadas trazem um ar sofisticado para o modelo, o que o torna ideal para decorações mais elegantes e refinadas, com um toque de modernidade.
Confira também: Saiba como escolher o sofá ideal
4. Luminária de mesa Soho
A luminária Soho é uma das criações do grande designer Jader Almeida, ela é uma das nove variações feitas por ele a partir de cilindros de vidro leitoso. Esse tipo de material ajuda na difusão da luz, deixando a iluminação homogênea e suave nos ambientes.
Ela é construída em aço carbono com pintura preta de micro textura, além de um vidro leitoso branco. Seu tamanho é ideal para decorar mesas na sala de estar ou jantar, com uma luz delicada e suave que traz um ar sofisticado para o espaço.
5. Cadeira Tubo
Uma obra de arte contemporânea que dá um toque de ousadia e sofisticação aos ambientes, a cadeira Tubo é assinada por Guilherme Wentz e oferece uma experiência única com seu tecido de uso exclusivo do designer.
Além disso, a sua composição é de plástico reciclado e conta com uma tecnologia que proporciona o acabamento perfeito para a peça. Suas curvas são confortáveis, aconchegantes e, ao mesmo tempo, ousadas e fazem do móvel o protagonista do espaço.
6. Mesa Burton
Outra obra de Sergio Rodrigues, a mesa Burton, foi desenhada em 1958, como uma homenagem para o seu amigo Michael Burton. A peça tem como inspiração os veleiros e ao olhar para o seu design, é possível imaginar o designer desmontando um para montar a mesa.
Sua estrutura é de freijó natural ou tonalizado com hastes de latão cromado, unindo o metal a madeira em uma composição ousada e cheia de graça para a sua sala de estar, jantar e, até mesmo, cozinha.
7. Sofá Air
O sofá Air de Jader Almeida é uma peça recente, criada em 2020, que possui um sistema modular que pode ser configurado em propostas pré-determinadas ou sob medida. Isso traz mais versatilidade e personalização ao móvel, permitindo que você tenha uma peça de design única em sua sala.
Ele possui uma estrutura em aço carbono, assento e encosto em estofado macio. A ideia do sofá Air é que ele possa ser reinterpretado de diferentes maneiras, conforme às necessidades de cada pessoa. Sua estrutura também comporta diversas bandejas, vasos e luminárias em variados pontos do sofá.
Existem diversas peças de design que podem ser consideradas obras de arte, unindo a funcionalidade a estética, o que mostra que você pode contar com móveis de extrema elegância e ainda ter muito conforto, praticidade e comodidade com eles.
Para deixar os ambientes do seu apartamento ainda mais aconchegantes, confira o guia em nosso blog com dicas de iluminação para sala que vão fazer toda a diferença no seu espaço.