MENU

RECEITA PARA SE FAZER NA QUARENTENA PARTE 2

abr 24, 2020 Viver com classe

O Blog da Plaenge continua com seus conteúdos inéditos para apoiar esse período de quarentena em casa. Mais uma vez a chef Ariani Malouf, do restaurante Mahalo em Cuiabá, traz uma receita gostosa e cuiabana para se fazer: caldeirada de pintado com banana da terra.

Ingredientes

- 700 gramas de pintado

- 150 gramas de Cebola

- 3 dentes de Alho

- 70 gramas de Pimentão Vermelho

- 70 gramas de Pimentão Amarelo

- 150 gramas de Tomate

- 250 ml de Leite de coco

- 2 colheres de sopa de Dendê

- Coentro a gosto

- 2 unidades de Pimenta de cheiro

- 1 unidade de Pimenta dedo de moça

- 150 gramas de Arroz branco cru

- 100 gramas de arroz negro cru

Preparação

Comece a receita pelo molho da caldeirada: coloque o azeite de dendê na panela, acrescente a cebola e um pouco de alho e refogue. Após mexer um pouco coloque o pimentão vermelho (retirar todo o miolo branco), pimentão amarelo e o tomate na panela. Após cozinhar acrescente o leite de coco.

Enquanto ferve o caldo, corte a banana da terra em cubos. Você tem duas opções: usar a banana crua direto na caldeirada ou fritar e a adicionar na caldeirada. Corte o pintado em cubos grandes e tempere com sal, pimenta de cheiro e dedo de moça. Se quiser coloque um pouco de limão, desde que seja no máximo 10 minutos antes de ir a panela.

Com a caldeirada fervendo acrescente um pouco de sal, gengibre ralado, pimenta de cheiro e pimenta dedo de moça. Coloque os cubos do peixe e os pedaços da banana. Tampe a panela para ajudar a cozinhar. Caso o molho esteja muito espesso pode acrescentar um pouco de caldo de legumes ou água. Vire o peixe, abaixe o fogo e deixe de 5 a 7 minutos. Para finalizar coloque um pouco de coentro picado e feche a panela.

Para acompanhar cozinhe o arroz branco e o preto em panelas separadas. Eles possuem tempo de cozimento diferente. Coloque os dois na panela e acrescente um pouco de caldo de legumes para aquecer ou se preferir utilize água. Quando arroz estiver quente acrescente uma colher de manteiga e mexa até ela derreter. Para finalizar acrescente bastante cebolinha verde cortada bem fininha. 

Texto: Larissa Klein | Ícone Press

Tags: ,

OUTROS POSTS

IR PARA A PLAENGE

Baixe o nosso Plaenge APP
e faça parte do clube

Aplicativo Plaenge
QR Code