MENU

PARABÉNS MARINGÁ! CONHEÇA MAIS SOBRE A CIDADE CANÇÃO

Maio 08, 2020 Universo Plaenge

No dia 10 de maio, Maringá celebra seus 73 anos de história. Localizada no interior do estado do Paraná, a cidade que acolhe a Plaenge há mais de 10 anos se destaca pela arborização, desenvolvimento e por ter um dos maiores índices de qualidade de vida do país. Com mais de 400 mil habitantes, o município continua em pleno desenvolvimento e não para de crescer.

Destacamos algumas informações para que você conheça um pouquinho mais dessa cidade apaixonante:

Catedral

Idealizada pelo arquiteto José Augusto Bellucci, e inspirada pela era dos “Sputiniks”, a Catedral Basílica de Maringá teve sua construção iniciada em 1959 e concluída apenas em 1972, quando se tornou a mais alta catedral da América Latina. De forma cônica, possui 114 metros que sustentam uma cruz de 10 metros, totalizando 124 metros de altura. É o 10º maior monumento em altura no mundo e o segundo na América do Sul.

A Catedral é um ícone arquitetônico e um dos principais pontos turísticos da cidade. Seu entorno se transformou em um grande parque a céu aberto para os maringaenses, que aproveitam as extensas áreas verdes para momentos de lazer em família, para a prática de esportes e outras atividades.

Cidade Canção

Crédito: Suely Sanches

Existem inúmeras histórias e lendas a respeito da criação do nome da cidade de Maringá, e todas elas convergem em um ponto: a cidade surgiu a partir de uma canção. Tal música é creditada ao compositor Jouberth de Carvalho, que hoje possui uma Avenida em sua homenagem e chegou a visitar a cidade em vida. Em 2002, houve uma campanha para que o cognome “Cidade Canção” fosse oficializado, e tal fato ocorreu, pela Lei Municipal 5.945/2002.

Cidade Jardim

Desenvolvido e assinado pelo urbanista Jorge de Macedo Vieira em 1943, o projeto de Maringá tem por inspiração o conceito de “Cidade Jardim”, elaborado pelo britânico Ebenezer Howard. O traçado da cidade foi desenhado com avenidas largas, canteiros que valorizavam o paisagismo e ruas que seguiam a inclinação natural do relevo o mais fielmente possível. Ao andar pela cidade é possível perceber que tudo é planejado e setorizado: áreas residenciais, comerciais e industriais. As avenidas são largas e há dezenas de praças, parques e verde por todos os lados. Estima-se que a área urbana de Maringá tem uma árvore para cada quatro moradores, uma média de 55m² de área verde por habitante.

Crédito: Thiago Louzada

Qualidade de Vida

Maringá figura sempre entre as primeiras posições do ranking de melhores cidades para se viver, elaborado pela Macroplan, que leva em conta aspectos como saúde, educação, segurança, saneamento e sustentabilidade. A cidade se destaca pelos investimentos nestas áreas e basta uma volta pelas ruas para observar os resultados.

Crédito: Thiago Louzada

Uma cidade jovem, inspiradora, dinâmica e referência para muitas outras. E você, o que mais gosta em Maringá? Deixe nos comentários!

Texto: Felipe Turini | Marketing Plaenge

Tags:

OUTROS POSTS

IR PARA A PLAENGE

Baixe o nosso Plaenge APP
e faça parte do clube

Aplicativo Plaenge
QR Code