31 | julho

Plaenge Abraça | Sociedade Constantino Lopes Rodrigues

Associação atende crianças de famílias em risco social por meio de atividades de promoção e assistência social levando a formação de verdadeiros cidadãos.

Sociedade1

Desenvolver crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de idade na região do Bairro Nova Lima e entorno da região norte de Campo Grande, com objetivo de formar cidadãos. Essa tem sido a missão da Sociedade Constantino Lopes Rodrigues há 28 anos. Pelo local já passaram cerca de 6 mil pessoas e atualmente são atendidas 120 crianças e adolescentes.

Na instituição são realizadas diversas atividades e oficinas durante o contra turno escolar, bem como orientações sobre valores éticos, desenvolvimento de potencialidades, práticas de esportes e lazer. Entre os projetos estão incluídos escolinhas de futebol, vôlei, judô, boxe, tênis de mesa além de dança e musicalização.

Ainda falando sobre as oficinas, as crianças e adolescentes contam com atividades lúdicas como pintura, pula-pula, pebolim, entre outros, com suporte de uma equipe multidisciplinar. Todos que frequentam a Sociedade Constantino Lopes Rodrigues também recebem alimentação no período em que estão sendo atendidos.

O presidente da instituição, Hermenegildo Torres Filho, afirma que a Sociedade Constantino Lopes Rodrigues oferece investimento para que crianças e jovens sejam cada vez mais felizes.

Gildo1

Sociedade Constantino Lopes Rodrigues atendeu cerca 6 mil pessoas em 28 anos de história

“Nosso maior investimento nesses jovens é na área recreativa, e não na área educacional, porque aqui (instituição) não é uma escola. É um lugar para que a criança seja antes de tudo ela mesma e seja feliz. Oferecemos uma estrutura e que se não fosse a instituição, os jovens não teriam acesso”, explica o presidente.

Dificuldades

Nos 28 anos, a entidade passou por diversas fases e já correu riscos de até fechar as portas e deixar de atender as crianças e jovens da região.

“Temos uma missão muito importante que é atender crianças em situação de risco, que estão inseridas em famílias com uma situação de vulnerabilidade. Aqui temos muitas crianças com pais alcoólatras, presos e desarmonia familiar. Essas crianças têm facilidade muito grande de serem captadas pelo tráfico de drogas, desvirtuando e tirando essas crianças a oportunidade de serem cidadãos úteis no futuro. Nós trabalhamos para justamente, os atendidos terem condições e oportunidades de terem chances de serem pessoas de bem. A nossa alegria hoje é ver pessoas que passaram pela instituição e hoje são formados, com família constituída e agora, os filhos que são atendidos pela instituição”, diz Gildo – como também é conhecido o presidente da Sociedade Constantino Lopes Rodrigues.

Mesmo com seu histórico de perseverança, a entidade ainda necessita de recursos para atender mais crianças da região.

Parceria com a Plaenge

Sociedade Constantino Lopes Rodrigues é a sétima instituição a participar da série Plaenge Abraça, em que a construtora apresenta algumas das instituições que já colaborou e que contribui ao longo dos 31 anos que está instalada em Campo Grande (MS).

Gildo explica que a Plaenge tem uma participação muito grande na história da instituição que atende as crianças e adolescentes do bairro Nova Lima.

“A Plaenge nos ajuda há uns 8 anos. Primeiramente, nos doando material de construção, pisos, azulejos que sobram das imensas obras produzidas aqui em Campo Grande, e que nos ajudaram muito com a reforma dos nossos salões”, relembra.

Há cerca de 3 anos, a Plaenge ajuda a Sociedade Constantino Lopes Rodrigues por meio do Clique Criança. “Atualmente, há uma doação por meio do Imposto de Renda que é repassado ao governo. Então, a Plaenge faz uma transferência de parte desses recursos, que são geridos por um conselho municipal. Os recursos são liberados mediante uma apresentação de projetos e levantamento de custos. Após aprovado, os valores são direcionados para instituições e entidades carentes, e nós somos uma dessas instituições contempladas”, explica o presidente.

Responsável pela Sociedade Constantino Lopes Rodrigues demonstra gratidão pelo apoio da Plaenge e a cita como exemplo para outras empresas, a ajudarem a instituição.

“É muito importante que as empresas no geral tivessem essa visão social, como a Plaenge tem, por exemplo direcionando recursos do Imposto de Renda para ajudar não somente a gente, mas também outras entidades. Nós sabemos que o poder público não tem condições de abranger todos esses trabalhos sociais que as organizações não governamentais fazem. Então se cada empresa pudesse colaborar com essas atividades sociais, nós teríamos instituições muito mais fortes, diminuindo com certeza, os índices de criminalidade, dando oportunidades para essas crianças despertarem seus talentos. Nós temos visto nesses 28 anos talentos incríveis, basta apenas oportunidades para eles mostrarem o quanto podem ser importantes e quanto podem contribuir para o crescimento da sociedade. Essa é a nossa missão na Sociedade Constantino Lopes Rodrigues”, finaliza Gildo.

Abaixo você confere vídeo de depoimento da Hermenegildo Torres Filho. Mais informações sobre a instituição, o telefone é (67) 3354-5959 e (67) 98124-0903 (Gildo)

Plaenge Abraça

Hermenegildo Torres Filho é a sexta personalidade a participar da série Plaenge Abraça, uma ideia que surgiu após um balanço das ações que a empresa realizou em mais de três décadas de atuação em Campo Grande. A iniciativa tem o objetivo de confirmar o papel do Grupo Plaenge em participar de forma positiva com as instituições e ampliar sua rede de parceiros.

Leia mais em: blog.plaenge.com.br/

__
Texto: Marcelo Varela, assessor de imprensa em Campo Grande.