28 | setembro

Nilson Monteiro lança livro de crônicas na Central de Decorados da Plaenge

Para o escritor Nilson Monteiro, “as cidades são as pessoas”. E são histórias de pessoas que ele encontrou por todo o Brasil e de uma parte do mundo que ele conta no livro “As cidades e seus cúmplices”, lançado em evento para convidados na Central de Apartamentos Decorados da Plaenge em Londrina.

As crônicas do livro passeiam pelo carinho que o escritor tem desde a cidade onde nasceu, Presidente Bernardes (SP), a Cáceres (na Espanha), onde nasceram seus avós, a dezenas de outras, em seus 66 anos de vida. E de todas elas Monteiro tira uma máxima: “As cidades são pessoas. O resto é farofa”. Londrina, onde viveu parte da vida, ganhou diversas crônicas. “Londrina, para mim, é a capital dos amigos”, afirmou ele, que também é membro da Academia Paranaense de Letras.

Livro_Cidade_Cumplices_Set_2018_26312

Foram muitos os amigos que prestigiaram o lançamento que movimentou a Central de Decorados. “A Plaenge nos proporcionou uma recepção maravilhosa. Foi um encontro de amigos em um lugar receptivo e caloroso. Uma verdadeira festa”, analisou Monteiro.

Confira todas as fotos do evento.

Um dos convidados foi o escritor Domingos Pellegrini. Representante da elite da literatura brasileira contemporânea, ele elogiou a iniciativa da Plaenge de abrir as portas da Central para apresentação das obras dos escritores paranaenses. “Fala-se muito sobre responsabilidade social e ambiental das empresas, mas a Plaenge se consolida também como uma empresa que pratica responsabilidade cultural. A construtora apoia muitos eventos culturais da cidade e, na minha opinião, a Praça Pé Vermelho simboliza essa visão da empresa”, analisa.

Domingos Pelegrini e José Antonio Pedriali

Os escritores Domingos Pellegrini e José Antônio Pedriali

O gerente regional da Plaenge em Londrina, Olavo Batista, pontuou que, para a construtora, é motivo de orgulho estar ligada a eventos culturais como lançamentos de livros, vernissages e apoio a iniciativas como o Festival de Música de Londrina. “Abrir nossa casa para Nilson Monteiro reforça o princípio do Grupo Plaenge de apoiar movimentos culturais da cidade”, afirmou.

A ideia é que a Central de Decorados seja uma área de convivência que fortaleça o elo da marca com o público e reforce movimentos positivos como o apoio à literatura. “Diante da falta de espaços para eventos culturais em Londrina, queremos contribuir com a oferta de mais cultura à comunidade”, diz.

Livro_Cidade_Cumplices_Set_2018_26223

O escritor Nilson Monteiro com o gerente Olavo Batista

Outros escritores de Londrina já lançaram livros na Plaenge, como Antônio Pedriali, que apresentou a obra “O anel do Capitão Sheperd”; e Lélio Cesar, que lançou o livro “Cidadão Délio – Semeador”, sobre a vida de seu irmão, o jornalista Délio César. Este ano, aconteceu também a exposição das obras de arte da artista plástica Malu Rogers.

___________

Texto: Carolina Avansini | Assessoria de Imprensa

Foto: Gabriel Teixeira