28 | setembro

A arte de secretariar

É preciso lembrar. Toda empresa de sucesso tem sua “mega” secretária executiva

Marcia Bzuneck, Talita Cardoso e Arine Silva. Separadas geograficamente, porém unidas em suas rotinas de trabalho e ímpares na habilidade de secretariar com excelência. Afinal, o que seria dos Diretores, Gerentes e Assessores de qualquer empresa, se não tivessem neles uma Márcia, Talita ou Arine?

O dia a dia delas é movimentado. Gerenciar as agendas dos executivos, organizar as contas, planejamento de viagens, coordenar copa, motoboy, compras, limpeza, manter organizado arquivos, preparo e assessoria em reuniões, eventos, contato com fornecedores e clientes, enfim! É a busca incessante de estar um passo à frente das demandas dos executivos, com o objetivo único de facilitar o seu trabalho.

A veterana na empresa é Marcia Bzuneck, de Londrina, com 16 anos de casa. Conforme ela mesmo avalia, “a secretária é tida como uma parceira de seus executivos e para tanto, precisa estar sempre antenada, quanto à sua profissão e, também, quanto aos negócios da empresa.”

MARCIA

Evaldo Fabian, Roberto Melquíades, Ézaro Fabian, Márcia Bzuneck, Mário Numata e Alexandre Fabian

Entre as qualidades, habilidades e competências para a função ela pontua algumas: liderança, boa comunicação, postura, saber administrar o tempo, resiliência, inteligência emocional, saber gerir recursos e informações, ser agente facilitador de processos e na vida dos executivos.

Talita Cardoso, com sete anos de Plaenge em Campo Grande, fala com orgulho como é pertencer ao Grupo. “Gosto do ambiente ético e justo em que vivo aqui. Conviver e trabalhar para pessoas do bem, humildes e que contribuem para meu crescimento pessoal e profissional é muito gratificante. Só tenho a agradecer meus Gerentes e Diretor pela oportunidade.”

Relembrando um pouco desses anos de atuação, ela conta que sempre que passa em frente a um empreendimento da Plaenge, o sentimento é que também contribuiu naquele trabalho. “Me lembro que quando iniciei na Plaenge visitei um terreno que estava em processo de compra, tive a oportunidade de ver nascer um sonho do empreendimento Machado de Assis, marcou muito minha história na empresa”, comenta.

talita menor

Edison Holzmann, Talita Cardoso, Ada Lima, Luiz Octávio, Cátia Yamasaki e Valéria Gabas

Arine Silva, Secretária em Curitiba e com três anos de casa, também pontua momentos mais que especiais e que lembra com alegria e orgulho por ter feito, como o contrato com a Coca-Cola em 2015 para a construção da fábrica do Caju no Rio de Janeiro, o recebimento do certificado LEED Platinum, o novo contrato com a Coca em 2016, o ranking que a empresa sempre é lembrada e vários outros momentos. “Meu trabalho nessas etapas foi no suporte aos envolvidos, na parte operacional desde viagens e documentação”, conta.

arine1

Imagem 1: Fernando Fabian, Arine Silva e Ednelson Ivantes / Imagem 2:Fabiola Almeida, Marco Fransolin, Arine Silva, Ednelson Ivantes, Stella Boiça

Para Arine, a maior recompensa de atuar na Plaenge é a solidariedade e apoio dos líderes, tanto nos problemas diários, como pessoal. “Pequenos gestos demonstram nosso valor e importância na empresa. Iniciar a vida profissional com 16 anos de idade como empacotadora de caixa em um supermercado de bairro e depois de muito esforço, conseguir fazer parte de uma renomada empresa é motivo de orgulho, realização e prova de que estou no caminho correto como profissional e como pessoa”, acredita.

Marcia relata que há alguns meses, na aula de inglês, fez uma apresentação sobre o Grupo Plaenge, pois fazia parte da disciplina sobre falar em público. “Ao terminar um dos colegas comentou: “você deve ser feliz lá, pois além do entusiasmos conseguimos ver o brilho nos seus olhos, enquanto falava da empresa! Tive vontade de trabalhar lá também!”. Para mim, esse brilho nos olhos é o orgulho que eu tenho em vestir e suar a camisa pelo Grupo Plaenge, onde fui formada enquanto profissional e pessoa”, compartilha.

O que é em comum entre elas? A humildade, compaixão, companheirismo e, principalmente, gratidão. Gratidão com a empresa, com a oportunidade de crescimento, com os colegas e com seus executivos.

“Quero reconhecer, parabenizar e agradecer o trabalho das minhas parceiras de Arine e Márcia Cristina, que são muito importantes no meu dia a dia”, conta Talita.

O Grupo Plaenge parabeniza a todas as secretárias executivas pelo seu dia, celebrado neste sábado, 30 de setembro.

Faça seu comentário

Nome:

E-mail:

Mensagem: limite de caracteres 1500.

Entrar pelo Facebook

Código da validação

Nenhum comentário