27 | junho

Plaenge Abraça | Oficina Santa Rita de Cássia

Instituição produz enxovais artesanalmente para bebês de famílias menos favorecidas nas maternidades de Campo Grande

 

Abertura

 

Santa Rita de Cássia, canonizada em 1900 pela Igreja Católica é conhecida como “advogada das causas perdidas e a santa do impossível”. Mas também é considerada a “protetora absoluta das mães e esposas”.

Levando esse nome, a Oficina de Caridade Santa Rita de Cássia, criada há 25 anos em Campo Grande se propõe a fazer enxovais para serem doados a mães e famílias mais necessitadas para todas as maternidades da Capital e também para as internas mães do Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”.

A instituição é a quarta a participar da série Plaenge Abraça, em que a construtora apresenta algumas das instituições que já colaborou e que contribui ao longo dos 31 anos que está instalada em Campo Grande (MS).

Determinação – Iniciando os trabalhos com cerca de cinco mulheres, a Oficina Santa Rita de Cássia começou confeccionando kits de enxovais e com o tempo a união das mulheres atraiu novas integrantes. Com isso, essa força feminina reuniu cerca de 30 mulheres que realizavam chás beneficentes, com intuito de arrecadar recursos para ajudar na manutenção da oficina.

Carminha Rizzardi, coordenadora atual da Oficina Santa Rita, revela que são confeccionadas uma média de 800 peças por mês. São cerca de 60 kits de enxovais completos entregues, totalizando mais de 700 kits por ano.

“Tem muita mãe que vem do interior e que não tem nada, chega com a roupa do corpo. A gente deixa (os kits) nas maternidades com as assistentes sociais e elas que escolhem as mães que mais precisam. No kit vai uma toalha de banho, dois cueiros, mantas, calcinha, blusinha de manga comprida, calça com pezinho, meia, sapatinho e fralda”, explica a coordenadora.

Carminha Rizzardi: Carinho e amor em peças feitas à mão por voluntárias

Carminha Rizzardi: Carinho e amor em peças feitas à mão por voluntárias

Chá com a Plaenge – Com social presente em seu DNA, a Plaenge foi uma parceria fundamental dando suporte e apoio necessários para a ampliação da ação voluntária da oficina.

A gerente regional da Plaenge em Campo Grande, Ada Maria de Lima ficou sabendo da realização do chá, e que o mesmo era realizado pela Oficina sempre contando com a cedência da casa de uma das voluntárias. Com isso, sugeriu a realização do chá beneficente da Oficina Santa Rita de Cássia no Espaço Gourmet da Central de Apartamentos Decorados.

A Plaenge auxiliou na organização, mas também com alguns quitutes e bebidas servidos no evento beneficente, bem como também na divulgação para a venda de convites. São cerca de 10 anos de parceria, atendendo a milhares de mulheres em Campo Grande.

Com toda ajuda, o Chá Beneficente da Oficina Santa Rita de Cássia se tornou uma tradição ao longo dos anos e uma importante de fonte de ajuda para a manutenção e realização do propósito como o de Santa Rita de Cássia: amparar mães e esposas.

“Os enxovais estão cada vez melhores, com mais qualidade e as pessoas se surpreendem com o carinho que as voluntárias da Santa Rita fazem durante toda terça-feira, dia em que nos reunimos. Inclusive já precisamos de mais voluntarias”, revela Carminha.

Abaixo você confere vídeo de depoimento da Carminha. Mais informações sobre a instituição, o telefone é (67) 98144-1555 (Carminha)

Plaenge Abraça

Carminha Rizzardi é a quarta personalidade a participar da série Plaenge Abraça, uma ideia que surgiu após um balanço das ações que a empresa realizou em mais de três décadas de atuação em Campo Grande. A iniciativa tem o objetivo de confirmar o papel do Grupo Plaenge em participar de forma positiva com as instituições e ampliar sua rede de parceiros.

__
Texto: Marcelo Varela, assessor de imprensa em Campo Grande.