26 | fevereiro

Os sabores de Rioja

Na última quinta-feira, dia 22 de fevereiro, a Plaenge Campo Grande realizou na Central de Apartamentos Decorados uma degustação de vinhos. O evento contou com apresentação de pianista, um delicioso buffet e também um especialista que explicou os diferenciais dos vinhos servidos.

O evento teve por objetivo a apresentação das duas torres do condomínio Rioja, o qual é o primeiro de quatro condomínios que compõe a Reserva Bella Vista – um empreendimento exclusivo que está sendo construído pela Plaenge no Jardim Bela Vista, um dos bairros mais nobres de Campo Grande.

Bella Vista-3

Foto: Fellipe Lima

Douglas – especialista em vinhos

Rioja é uma tradicional região vinícola da Espanha. Já os edifícios Graciano e Tempranillo, que irão compor o condomínio, foram batizadas em homenagem às principais castas de uvas produzidas naquela região.

Natural de São Paulo e atualmente morando em Campo Grande, Douglas Willian de Moraes, de 24 anos, foi quem comandou a degustação e explicação sobre os vinhos no evento.

Há nove anos trabalhando com o “universo dos vinhos”, foi no Território do Vinho, onde atuou por quatro anos, que sua paixão pelo conhecimento nesta tão prazerosa bebida aumentou. Atualmente ele está na importadora Grand Cru, a qual esteve como parceira na degustação.

Os vinhos selecionados e servidos foram dois. O primeiro, Zuanzo Gastón Finca Costanillas Rioja, é produzido em sua maioria com castas de uvas Tempranillo, com pequena porcentagem de Graciano e envelhecido em barril de carvalho francês. Conforme explica na página da Grand Cru, “Ele reflete, desde a cor, a intensidade com que vai chegar ao paladar e mostra a tipicidade dos vinhos da região, além de perfeita integração com a madeira. Aromas de frutas dominam a taça, que começa a ganhar tons de cacau, especiarias e madeira com o passar do tempo. No paladar, se mostra cremoso e bem estruturado. É um vinho complexo e muito equilibrado, que tem o frescor da acidez sempre presente e taninos agradáveis, amaciados pelo estágio em carvalho. Harmoniza muito bem com boeuf bourguignon, queijo do tipo parmesão maturado e carne de cordeiro”.

SX5A5712

O segundo vinho servido foi o Solar de Castro Vendimia Seleccionada, produzido de forma biodinâmica pela secular vinícola Domeco Jarauta. “Carvalho, lavanda, couro, cereja madura, cardamomo e anis estrelado compõem o seu aroma. Já em boca, exibe um equilíbrio impecável entre taninos finos, acidez na medida certa e sabores complexos. Somente os vinhos mais fiéis de Rioja conseguem expressar sua identidade com tamanha perfeição”.

Confira alguns cliques do evento:

SX5A5692

SX5A5575

SX5A5790

SX5A5540

SX5A5497

SX5A5663

mesa

vinhos

Serviço: Conheça mais sobre a Grand Cru e seus vinhos em: www.grandcru.com.br

Texto: Karine Dias é assessora de imprensa em Campo Grande, MS.

Fotos do evento: Regina Aoki.