23 | outubro

Flora & Decora: especialista em flores apresenta dicas para decorar a casa

Um toque floral simples e natural na decoração pode deixar o apartamento surpreendente e ainda mais charmoso. Arranjos e buquês espalhados em vasos em formatos variados pelos cômodos conquistam já no primeiro contato os convidados e iluminam os olhos dos amigos e familiares que visitam a sua casa. Combinar flores com os móveis é uma maneira de criar um novo ambiente, ainda mais bonito e agradável com um toque original ao decor.

Ao contrário do que muitos pensam cuidar de planta e flor é mais simples do que parece e é uma ótima inspiração para uma casa mais bonita. O cuidado e delicadeza com as plantas é uma terapia para alma. Para te ajudar no desafio de como harmonizar o ambiente com dicas para decorar os cômodos de casa, com um toque de carinho e dedicação, a Plaenge convidou a especialista no assunto Tina Gabriel, da Tina Gabriel Flores & Design, de Curitiba.

IMG_2854_23082018_igrnvs

Tina Gabriel, no decorado Essential, empreendimento da Plaenge em Curitiba

A ampla variedade de flores permite uma composição de diferentes espécies para qualquer estação, além de adaptar e inspirar diversos estilos da decoração. Nestas dicas, a designer floral Tina Gabriel utilizou no decorado Essential tulipas, flor de cerejeira e astromélia. “São flores fáceis de encontrar em floriculturas e até em mercados do dia a dia”, explica Tina. Plantas e flores podem ser usadas na decoração em qualquer ambiente, da varanda, cozinhas ao banheiro de uma suíte master. Vamos às dicas e trazer os arranjos florais para o decor e deixar os espaços mais acolhedores?

Living

Um ponto de impacto e nuances florais que complementam a decoração. Na área de entrada do apartamento, a designer floral sugere pequenos arranjos que compõem o decor. A criação precisa se misturar à decoração para criar um efeito com cor e vida. Por isso, Tina utilizou três pequenos vasos de murano que combinam com os mesmos tons das flores. “A dica é sempre fazer essa combinação para deixar a decoração em harmonia: as cores das pétalas aos tons dos vasos”, destaca. Outra dica neste ambiente, pela constante circulação, é utilizar flores que são fáceis de serem trocadas e encontradas em qualquer floricultura. A designer sugere astromélia, que possui uma infinita variedade de cores e sempre será possível combinar com os móveis.

IMG_2880_23082018_igrnvs

Espaço Gourmet

A área gourmet integrada aos ambientes como cozinha e varanda permite circulação dos moradores e convidados. Um amplo arranjo na mesa misturado à decoração dos utensílios e acessórios pode deixar o ambiente moderno.

Nesta dica, a designer floral combinou flores de cerejeira – que também pode ser à flor da época – e usou muitos galhos para deixar o arranjo volumoso. A orientação da Tina é também incluir a folhagem que tenha no seu próprio jardim. Para o vaso, ela utilizou um com formato alongado, mas também pode ser a opção que tiver em casa. A ideia é harmonizar o arranjo com os acessórios de casa. a designer misturou os pratos e talhares, aos guardanapos e compôs uma criação com a bandeja das taças e outros itens decorativos.

IMG_3019_23082018_igrnvs

Sala de jantar

Com a mesa posta, as flores entram para renovar a decoração ao criar um espaço vivo e lindo. Decorar a mesa com arranjos florais dá vida ao ambiente, que normalmente possui uma decoração neutra – apenas com destaques nos utensílios. A ideia aqui é criar uma nova ambientação para um jantar especial.

Para complementar os acessórios em prata e a porcelana com tons azuis em uma mesa clássica de jantar, Tina escolheu tulipas laranja que, com suas cores vibrantes, alimentam os olhos dos convidados. Em uma mesa larga, com muitos lugares, ela tem como dica utilizar dois vasos florais, ao invés de um no centro. E para tornar as tulipas protagonistas da decoração, sugere vasos em tons claros ou transparentes – que harmonizem às cores da mesa.

IMG_2922_23082018_igrnvs

Suíte master

A suíte do casal merece uma decoração especial e, sim, o banheiro pode receber arranjos florais. Este espaço normalmente possui uma decoração neutra e, por isso, as flores criam um novo ponto de cor – que inspira até no momento de descanso no relaxante banho de banheira. A dica aqui é utilizar de um a dois vasos, com pequenos buquês. O objetivo é renovar o ambiente com um toque charmoso e sofisticação ao mesmo tempo em que torna o cômodo aconchegante. Por ter uma vida útil prolongada, Tina sugere astromélias para o decor da suíte master.

IMG_2941_23082018_igrnvs

Do It Yourself: Cuidados com flores em casa

A designer floral orienta três importantes cuidados com as plantas em casa. A primeira e mais importante dica é retirar todas as folhas do caule. “Essas folhas podem cair na água do vaso, que precisa de troca constante com água sempre limpa”, explica. A segunda dica é criar o formato do buquê para dar volume ao vaso. Tina sugere misturar tons de uma mesma espécie, por exemplo – isso vai deixar o arranjo ainda mais bonito. Por fim, a dica é cortar os caules limpos no tamanho desejado. Para isso, é só medir o tamanho correto conforme o vaso que receberá as flores. Essas três importantes dicas são válidas para todos os tipos de flores.

___________

Texto: Guilherme Nascimento | Assessoria de Imprensa – Plaenge

Foto: Igor Neves