23 | outubro

Uma delícia de Nhoque

Ao longo da história da Itália, os períodos de guerra deixaram ao menos uma herança positiva: diante da escassez de ingredientes, as mammas exercitaram sua criatividade e criaram receitas que se tornaram clássicos da culinária.

Já os pobres precisaram inventar um jeito de transformar o pão velho na pasta nossa de cada dia – ralado ou moído, o pão era misturado com um tantinho de farinha e água quente. A massa era modelada em cilindros e cortada em toquinhos, que depois eram cozidos em água ou em um caldo de vegetais e ossos de galinha. E não é que ficava bom? Com o tempo, até os ricos copiaram a ideia. A batata foi a última a entrar na história, pois chegou à Europa no século 18.

Hoje, cada região da Itália tem sua versão de gnocchi (a grafia em italiano).

No Brasil, impera a receita clássica dos nhoques de batata, que pedem um mínimo de farinha de trigo, só o suficiente para dar liga. Na tentativa de facilitar o trabalho de modelagem, muita gente exagera.

E o ritual do nhoque da sorte, como surgiu? Dizem que, num certo dia 29, São Pantaleão chegou a um vilarejo e pediu comida a uma família pobre. O anfitrião dividiu a refeição com o santo e cada pessoa comeu apenas sete bolinhas de nhoque. Após as despedidas, os donos da casa encontraram moedas de ouro sob os pratos – daí nasceu o costume de se colocar uma nota ou moeda embaixo do prato de nhoque no dia 29, para atrair fortuna.

Vamos cozinhar?

Ingredientes:

  • 1 kg de Batata “ASTERIX” cozida espremida

  • 200g de Farinha de trigo

  • 02  Gemas (unidades)

  • 100g de Queijo parmesão ralado

img_7907blog

Modo de Preparo:

– Após esfriar a batata espremida, em um bowl, misturar 100g de farinha energicamente com um espátula.

– Juntar as gemas e o queijo ralado e misturar.

– Abrir a massa em uma mesa e agregar o restante da farinha.

– Modelar os nhoques.

– Cozinhar em água fervente com sal.

– Servir com o molho desejado.

Dicas de molho: Molho Bolonhesa, Molho sugo, Molho pesto, Molho de tomate com camarão, ou invente um a sua moda. Na cozinha vale tudo!!!

shutterstock_208632712

nhoque_com_pesto_02

shutterstock_60965542

thumb_600

Bom apetite!!

Texto: Colaboração do Chef de Cozinha Marcílio Galeano, Chef da Valley Tai (culinária asiática e contemporânea), Consultor, Personal Chef em Campo Grande/MS.  Contato: 67 9232-6911. Facebook – Marcilio Galeano

Fonte: Revista Casa e Jardim.

Faça seu comentário

Nome:

E-mail:

Mensagem: limite de caracteres 1500.

Entrar pelo Facebook

Código da validação

Nenhum comentário