22 | março

Diretor da Plaenge participa de Fórum da Folha de Londrina sobre Construção Civil

O diretor do Grupo Plaenge, Alexandre Fabian, foi um dos painelistas convidados do 13º EncontrosFolha, promovido pelo jornal Folha de Londrina, que debateu a “Construção Civil e Imobiliária – o Papel da Construção Civil na Economia do Paraná”. Entre os temas abordados durante o fórum realizado no último dia 14, no Auditório do Aurora Shopping, estavam inovação e o cenário econômico do País e seu impacto na construção.

_GT26630

Alexandre Fabian, diretor do Grupo Plaenge

Inovação com projetos em BIM

Fabian destacou alguns processos de inovação aplicados pelo Grupo Plaenge, como a introdução da plataforma BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção) no desenvolvimento dos projetos da construtora. “Na empresa temos um grupo de projetistas trabalhando com o BIM com todos os projetos – o arquitetônico e os complementares -, e já temos uns quatro ou cinco projetos completos feitos em BIM”, pontuou. Para Alexandre Fabian, a introdução do BIM na construção é um caminho sem volta e a Plaenge está bem posicionada nesse tema.

_GT26546

Participantes durante o debate no EcontrosFolha

Crescimento da Plaenge no Chile

Alexandre Fabian também falou sobre a operação da empresa no Chile, que completa uma década neste ano de 2019. “Foi um desafio muito grande passarmos a atuar em outro país e estamos aprendendo muito com o Chile. Tem sido uma experiência muito importante”, disse. Entre as diferenças dos dois países, Fabian citou a maior segurança jurídica para atuar no Chile “O país é todo estruturado para a livre iniciativa e o empreendedorismo é muito valorizado no Chile. O país reconhece a importância das empresas”.

A construtora se prepara para iniciar as atividades na capital Santiago, onde pretende construir sete torres em um terreno de mais de 40 mil m², comprado pela Plaenge. Já no sul do País, a empresa concluiu a aquisição de um terreno de 260 mil m², onde serão construídas 1.200 unidades habitacionais.

_GT26223

Os gestores do Grupo Plaenge: Olavo Batista, Marcelo Resquetti, Alexandre Fabian e Rodolfo Sugeta

Impacto do agronegócio na construção

Sobre o cenário econômico brasileiro e o reflexo para a construção, Alexandre ressaltou a vantagem de Londrina ser polo de uma região agrícola, uma vez que o agro gera e distribui renda movimentando positivamente a economia local. “Tem uma grande vantagem a nossa cidade ser polo de um segmento em que o Brasil é destaque no mundo. Haja o que houver é um segmento em que a tendência é ser melhor do que os outros”, pontuou, ressaltando o impacto desse movimento do agronegócio para o desempenho da construção civil.

_GT26799

Convidados participantes do EncontrosFolha

O 13º EncontrosFolha foi aberto com uma palestra sobre inovação no setor, os cenários e desafios, realizada pelo engenheiro civil e coordenador acadêmico da Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Rio de Janeiro, Pedro de Seixas Corrêa. Em sua apresentação, o professor abordou a necessidade de se pensar na construção de uma cidade que seja acessível a todos, sobre o déficit habitacional, também apontou alguns gargalos do setor, como infraestrutura e mão de obra, falou sobre os riscos jurídicos para o empresário, a questão do crédito e a necessidade de inovar nesse segmento. “Precisamos pensar para fora das empresas, não apenas para dentro. Para isso precisamos olhar para a inovação de todo o processo”, ressaltou.

Para conferir mais fotos e vídeos do evento, acesse a página da Plaenge no Facebook e no Instagram.

___________

Texto: Carolina Avansini | Assessoria de Imprensa

Fotos: Gabriel Teixeira