20 | dezembro

Natal: Tempo de decorar o lar e o coração

O blog da Plaenge falou com especialistas para te dar dicas para receber seus convidados também sugestões para sua decoração de Natal

Casa Papai Noel (3)
O Natal está há poucos dias e muitas pessoas estão buscando inspirações para decorar o seu lar, receber familiares, convidados e ainda dicas preciosas para você se inspirar para esta data tão especial.

O blog da Plaenge conversou com o renomado arquiteto Luis Pedro Scalise, conhecido por seus trabalhos nacionais e internacionais, e que em Campo Grande idealizou e elaborou por alguns anos, a “Casa do Papal Noel” no bairro Jardim dos Estados. Um local referência de decoração natalina, construído em estilo germânico que se tornou durante anos, um ponto de visitação na cidade. O local atualmente funciona seu escritório o “The House”.

Luis Pedro Scalise
Antes de tratarmos de decoração nos próximos parágrafos, Scalise faz um convite aos leitores do blog. “A mensagem do Natal é só tem uma: é o nascimento de Cristo. Muitas vezes esquecemos que estamos decorando e festejando um nascimento. Então podemos nascer neste Natal com sentimentos novos, positivos no coração. Essa é a melhor parte da decoração. Depois se conseguiu isso no seu coração e no seu pensamento, você vai festejar mostrando um lindo lar com árvore e uma decoração bonita e aconchegante”.  Depois do convite, o arquiteto dá as primeiras dicas para uma decoração incrível em seu ambiente.

Iluminação

“A princípio, o que podemos pensar é luz. Natal é o símbolo do nascimento de Cristo e o nascimento sempre é luz. Então, pensando isso na decoração temos que visualizar uma iluminação diferenciada. A ideia é fazer com que a pessoa que entre naquele cômodo perceba que não é aquela luz do dia-a-dia, mas uma luz diferente”, explica.

montagem1
Scalise coloca que uma boa iluminação pode ser feita de muitas maneiras. Utilizando as lâmpadas de Natal, ou ainda uso de velas com pavio ou eletrônicas para compor uma ambientação. “E ainda, utilizando a criatividade você pode trabalhar com espelhos e a própria luz ambiente da casa refletindo e direcionando um ponto, um local que irá receber uma árvore de Natal ou um ponto decorativo, como por exemplo, um altar com decoração natalina ou uma mesa bem posta com guirlanda, para que ele fique iluminado”.

Harmonia

Um ponto importante na decoração de Natal na avaliação de Luis Pedro é a harmonia. Os contrapontos são muito bem-vindos, desde que utilizados com bom senso. “No Natal, as pessoas tem que pensar também na composição de sua casa. A árvore por exemplo deve ser bem pensada. É importante verificar o tamanho e a disposição dela no ambiente para não atrapalhar o fluxo de pessoas pelo local. Um ambiente, por exemplo com decoração mais clean, baseada nas cores preta e branca, favorece o uso das cores. Se os tons terrosos predominam não vai ficar bom uma árvore com uma coloração azul. A palha, por exemplo está na moda, mas não combina em uma decoração de ambiente hi-tech. Por mais que a tendência do mercado para venda de produtos seja para um segmento, a pessoa deve analisar seu ambiente e entender a sua linguagem. Então bom senso é fundamental”.

Árvores e peças decorativas

montagem2

O blog da Plaenge visitou a Milano Presentes, que registra uma procura intensa por artigos e peças de decoração natalina, para todos estilos e gostos. A proprietária e responsável pelas compras, Lara Fonseca Calepso Gama explica que as árvores e itens com cores tradicionais de Natal, vermelho, verde e dourado ainda são as mais procuradas.

“O tradicional sempre ainda é o clássico. Mas também colocamos opções interessantes para o cliente que busque algo um pouco mais diferente, como por exemplo os tons de Rosé, que remete a algo mais infantil, mas o mais forte mesmo é a cor tradicional vermelho e dourado”, explica. Árvores e itens “nevados” também ainda estão bem procurados pelas pessoas para fazer a ambientação de seus lares.

montagem3
Lara afirma que os objetos de decoração e animaizinhos de palha têm se mostrado uma tendência e remetem a um Natal mais rústico. “A palha aparece com uma tendência muito forte e ela pode ser utilizada de várias formas, desde que fique bem harmonizada com seu ambiente e converse com os demais itens de decoração”.

Ceia de Natal

Com a decoração pronta em seu lar, uma outra questão é a ceia de Natal. Para isso, o blog da Plaenge visitou a Camicado, onde a gerente comercial Fernanda Marques montou duas sugestões de mesas para você celebrar a noite da véspera. As propostas foram pensadas de duas formas: uma mesa com cores tradicionais e dourado para receber familiares e convidados, e uma outra para um evento de Natal mais reservado entre casais.

montagem4
“O intuito é o receber bem e com carinho. Na primeira sugestão, o vermelho e cores tradicionais, e também o dourado, que muitas pessoas gostam e que tem tudo a ver com o Natal. Colocamos com taça de champanhe, vinho e água com cores extremamente voltadas para o Natal. Caso, você opte em não utilizar toalha, então a opção por um jogo americano como fizemos aqui por exemplo e padronizar os talheres no mesmo tom com jogo de argola. Usamos um guardanapo duplo para dar mais volume com duas cores, mas que ele converse com o jogo americano, sousplat e com os pratos”, explica.

Ainda nessa proposta, Fernanda inseriu pratos do mesmo tom vermelho, sendo raso para a entrada, sobremesa e o bowl para colocar saladas ou entradas mais líquidas, com três opções para se servir. Ainda na composição da mesa há castiçais, vela com arranjo em flores artificiais e elementos como saleiros e pimenteiros temáticos. “É super válido você usar uma decoração na mesa, neste caso usamos o saleiro e pimenteiro de Natal. Uma coisa importante é não usar um arranjo alto porque as pessoas precisam conversar. Por isso usamos o castiçal para dar esse glamour e o aconchego do Natal”.

montagem5
Já na proposta mais reservada, em uma celebração com poucas pessoas ou casais, Fernanda coloca uma opção mais glamourosa. “Podemos iniciar com as taças douradas, conversando com os talheres e o sousplat também na mesma cor. Usamos ainda pratos na cor off-white com filetes dourados, para dar esse charme em uma mesa mais imponente”.

Ainda neste modelo, as taças voltadas mais às bebidas alcoólicas, como a champagne e vinho. A opção continua ainda pelos arranjos baixos, voltados aos tons da mesa, como por exemplo a pequena árvore em dourado. “Essa é uma mesa mais estilosa, sem muito volume e pelo fato do dourado chamar muita a atenção, a dica é usar apenas um guardanapo com jogo de argolas que converse com a decoração da mesa”, finaliza.

Confira o vídeo abaixo:

Blog Plaenge agradece a Luis Pedro Scalise, Fernanda Marques (Camicado) e Lara Fonseca Calepso Gama (Milano Presentes)

————

Texto: Marcelo Varela, assessor de imprensa em Campo Grande