20 | julho

Tá nervoso? Vem pescar em Mato Grosso

Seja como forma de distração, aliviar o estresse ou até mesmo para competição, a pesca esportiva é hoje um dos segmentos mais importantes do turismo e de maior crescimento no país. Cenário ideal, Mato Grosso tem atraído milhares de pessoas do mundo inteiro, interessadas na prática dessa modalidade. E isso ajuda a movimentar a economia da região.

Festival de Pesca de Cáceres

Pesca esportiva em Mato Grosso

As dimensões continentais, a abundância de água doce e o bioma único do Pantanal fazem do Estado um dos mais visitados para a prática da pesca esportiva. Como se isso tudo já não fosse o bastante, Mato Grosso ainda conta com a Bacia Amazônica, banhada por rios como o Amazonas, Xingu e Madeira; a Bacia do Paraguai, que recebe águas dos rios Cuiabá, Paraná e Paraguai; e a Bacia do Tocantins, composta pelo rios Araguaia, Tocantins e Formoso.

Segundo o secretário de Turismo de Mato Grosso, Luiz Carlos Nigro, o governo tem grande interesse de fomentar a pesca esportiva, principalmente no Pantanal. De acordo com ele, o Estado já é um dos principais locais de turismo de pesca no Brasil, recebe cerca de 30% dos turistas que buscam esse esporte. No entanto, o secretário frisa que a modalidade deve ser sempre realizada de acordo com as práticas sustentáveis.

Pesca01

Pesca esportiva em Mato Grosso

Além da diversidade de espécies de peixes, os amantes da pesca encontram cenários paradisíacos em diferentes localidades. Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, dos 141 municípios mato-grossenses, 45 propiciam condições favoráveis à pesca esportiva. Destaque para a cidade de Cáceres, famosa por realizar o Festival Internacional de Pesca Esportiva – considerado o maior evento de pesca de água doce do mundo. O festival acontece anualmente no rio Paraguai e nas últimas edições atraiu mais de cem mil pessoas, entre competidores e visitantes.

Secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso

Festival de Pesca Esportiva, em Cáceres (MT)

Também há os grupos mais experientes, formados por pessoas que gostam de pescar com maior frequência e que costumam se aventurar rio adentro, chegando a passar vários dias viajando de barco, dormindo na beira do rio e em barracas. Eles buscam em suas aventuras peixes maiores e mais difíceis de serem capturados. Tudo isso pelo prazer de tirar uma foto com o “troféu” e, claro, para depois mostrar aos amigos a façanha.

Campeonato

Festival de Pesca Esportiva, em Cáceres (MT)

Vale ressaltar que existem regras específicas para essa modalidade de pesca. A sua prática não implica no abate ou no comércio dos animais, sendo principal objetivo a prática do esporte, sempre em convívio harmônico com a natureza. Todo o processo da atividade, desde a fisgada do peixe até o manuseio durante a soltura, deve ser levado em conta os cuidados com a vida do animal.

___________

Texto: Larissa Klein | Assessoria de Imprensa Plaenge

Fotos:  site do Governo de Mato Grosso – Secretaria de Desenvolvimento do Turismo

Faça seu comentário

Nome:

E-mail:

Mensagem: limite de caracteres 1500.

Entrar pelo Facebook

Código da validação

Nenhum comentário

  • replica rolex watches | 14/12/2017

    watch as the rolex replica only men's accessories, and today's watch is not just to swiss replica watches enhance the charm of the wrist so simple. But a show their own exclusive taste and style of the wrist companion. So for men, the choice of replica watches uk a look both durable and, at the same time with the precise function of replica watch the watch is more important.