17 | outubro

Varanda Gourmet une o conforto da sala com as delícias da cozinha

Um ambiente acolhedor, com infraestrutura para os momentos de lazer e descanso, que funciona como uma extensão da sala e da cozinha. É a varanda gourmet, utilizada nos apartamentos principalmente para receber amigos e familiares ou para fazer uma refeição diferente.

O espaço merece decoração especial! Além da churrasqueira, a varanda gourmet comporta mesa, cadeiras confortáveis e até frigobar. Elementos rústicos, como cadeiras, poltronas e sofás feitos em vime, madeira ou mesmo alumínio, são bem vindos no ambiente. Se a varanda possuir uma bancada, bancos altos podem ser colocados ao longo deste espaço, o que permite que os convidados conversem enquanto o churrasco é preparado pelo anfitrião. Chega ao fim o isolamento do cozinheiro das suas visitas.

As varandas gourmet resgatam antigos conceitos de conforto e socialização. É um espaço onde todos podem jogar conversa fora durante um agradável tarde. Para aumentar a sensação de bem-estar, arquitetos e paisagistas investem em flores, folhagens e quadros.

A arquiteta Cátia Yamasaki explica que as varandas não devem perder o conceito de espaço de lazer. “É importante combinar os elementos decorativos na proporção certa e transformar o visual do ambiente, tornando-o um lugar agradável de descanso, porém sem perder a praticidade”, comenta. A decoração pode receber elementos de sofisticação, rusticidade ou de descontração e informalidade, dependendo do estilo de seus moradores.

A proposta da varanda gourmet do apartamento decorado do Le Blanc em Londrina é de sofisticação, mas sem perder a descontração:

Le Blanc

Varanda do apartamendo decorado do Le Blanc, lançamento da Plaenge em Londrina.

Na varanda integrada à sala, o espaço ganha leveza com uma decoração mista:

Mondrian

Varanda do apartamendo decorado do Mondrian, empreendimento da Plaenge à venda em Campo Grande.

Varanda do apartamendo decorado do Salvador Dalí, empreendimento da Plaenge à venda em Campo Grande.

Varanda do apartamendo decorado do Salvador Dalí, empreendimento da Plaenge à venda em Campo Grande.

Na varanda fechada, o espaço recebeu elementos mais rústicos: madeira, quadro estilizado, lustres em ferro ou madeira e muitas plantas:

Alameda

Varanda do apartamendo decorado do Alameda Eco Resort & Residence, lançamento da Plaenge em Londrina.

Arboretto

Varanda do apartamendo decorado do Arboretto, empreendimento da Plaenge à venda em Cuiabá.

Collori

Varanda do apartamendo decorado do Collori, lançamento da Plaenge em Maringá.

No apartamento decorado do edifício Privilège em Curitiba, o projeto remete à privacidade. A porta de correr em vidro oferece a opção da separação, quando necessário, dos ambientes da sala e da varanda, conferindo tranquilidade para boas conversas à noite com os convidados. A decoração com móveis em vime dão um toque de leveza e bem-estar. Os vasos com plantas e os quadros complementam o visual da varanda:

Privilège

Varanda do apartamendo decorado do Privilège, empreendimento da Plaenge à venda em Curitiba.

La Vista

Varanda do apartamendo decorado do La Vista, empreendimento da Plaenge à venda em Maringá.

Absolutto

Varanda do apartamendo decorado do Absolutto, empreendimento da Plaenge à venda em Cuiabá.

Le Charmant

Varanda do apartamendo decorado do Le Charmant, empreendimento da Plaenge à venda em Campo Grande.

Texto: Marta Cristina Benedito é Assessora de Imprensa na Plaenge em Campo Grande-MS.
Edição: Carolina Avansini é Jornalista, Repórter na Folha de Londrina e Assessora de Imprensa na Plaenge em Londrina-PR.