17 | agosto

Cavalhada de Poconé/MT enriquece a cultura do país

Uma das mais tradicionais e expressivas manifestações artísticas de Mato Grosso, a Cavalhada em Poconé (cidade a 100 km de Cuiabá) enriquece a cultura do estado e atrai todos os anos milhares de turistas para um grande espetáculo a céu aberto.

A festa é uma batalha coreografada entre cavaleiros mouros e cristãos, que marca a celebração a São Benedito e acontece há mais de 200 anos na cidade. Mais que ajudar a manter viva uma cultura importante, a Cavalhada traz retorno positivo também ao turismo e para a economia da região. Famílias e turistas acordam cedo para acompanhar a encenação da batalha, que representa a consolidação do cristianismo na idade média.

Governo de Mato Grosso - José Medeiros6

Tudo começa com o batuque feito por um senhor, o caixeiro, o som entra em sincronia com o ritmo dos galopes, passos e trotes. Há registros que a primeira Cavalhada aconteceu em julho de 1769, para congratular a chegada de Luís Pinto de Souza Coutinho, Capitão-General e 3º Governador da capitania de Mato Grosso.

Governo de Mato Grosso - José Medeiros7

E a disputa inicia com o rapto da rainha moura pelos cristãos. Em seguida, ocorre a exibição das bandeiras e dos encapuzados, e entram em cena os cavaleiros. Um representante cristão e depois um mouro fazem o reconhecimento do local. As armas são apresentadas e a princesa é escoltada até o castelo. Enfileirados, os cavaleiros se apresentam para a luta. Sozinha no castelo, a rainha moura é sequestrada e ateia-se fogo ao castelo.

Governo de Mato Grosso - José Medeiros8

Até mesmo nas vestimentas a cultura local está presente. Isso porque as roupas dos cavaleiros e dos cavalos pantaneiros são bordadas à mão para os participantes surpreenderem o público durante a disputa, que dura cerca de seis horas.

Repetindo a história, os vencedores são os cristãos. Além disso, todo ano é eleito um casal de festeiros, uma rainha e um capitão do mastro para organizar toda a festa de São Benedito em Poconé. Confira no vídeo abaixo a edição de 2017 do evento.

___________

Texto: Larissa Klein | Assessoria de Imprensa Plaenge

Fotos:  José Medeiros | Governo de Mato Grosso

Vídeo: Godoi Imagens Aéreas

 

 

 

Faça seu comentário

Nome:

E-mail:

Mensagem: limite de caracteres 1500.

Entrar pelo Facebook

Código da validação

Nenhum comentário