13 | julho

Novos bairros, novo estilo de morar bem

Alto da Palhano, uma área idealizada pela Plaenge há mais de 10 anos, inovou o urbanismo da região e tem promovido mais conforto e qualidade de vida aos moradores. A partir da Praça Pé Vermelho, que já é referência em Londrina, a construtora desenvolveu um bairro todo planejado e personalizado, com pavimentação própria nas calçadas, maiores recuos e iluminação diferenciada, dando um caráter único ao bairro.

Olavo Batista, gerente regional da Plaenge, lembra que o projeto do bairro, que hoje é conhecido por Alto da Palhano, começou logo que o terreno foi comprado e a construtora iniciou o planejamento dos empreendimentos na região. “Com o parcelamento da área, vislumbramos que ter uma praça central seria importante e, assim, construímos a praça Pé Vermelho”, comenta Olavo.

Visualização aérea da Praça Pé Vermelho

Visualização aérea da Praça Pé Vermelho

A ideia era valorizar a região e os empreendimentos no seu entorno, ao mesmo tempo em que se promovia lazer e qualidade de vida aos futuros moradores. O primeiro passo, então, foi pensar no projeto dessa praça e de como essas características se prolongariam pela região. “Decidimos homenagear Londrina e imprimimos na praça detalhes que lembram a história da cidade, como o piso petit-pavê e as luminárias em formato de araucária, em referência ao Calçadão. Também plantamos pés de café, em lembrança ao início da colonização do município”, detalha o gerente.

Praca Pe Vermelho-Capa

Praça Pé Vermelho

O planejamento tem dado certo e a Plaenge decidiu prolongar essas características de urbanização aos demais empreendimentos dessa área, seguindo as mesmas características de pavimentação de calçadas e iluminação, entre outros detalhes. Uma nova praça, a dos Pioneiros, na mesma região do Alto da Palhano, já está quase pronta e dará continuidade à iniciativa da construtora de oferecer lazer aos moradores, além de promover a valorização dos imóveis.

Praça dos Pioneiros

Praça dos Pioneiros

Olavo observa que ao pensar e planejar um bairro é preciso considerar muitos pontos, como o potencial da região e seu planejamento viário. “Existe na Palhano uma ampla rede de serviços, permitindo aos moradores ter pequenos deslocamentos para realizarem suas atividades”, afirma. Para ampliar o conforto, as diversas obras de infraestrutura urbana e de revitalização, realizadas pela Plaenge, são investimentos que expandem os acessos e o fluxo de veículos, além de consolidar e valorizar ainda mais o bairro.

Praça dos Pioneiros

Praça dos Pioneiros

Projetos

A arquiteta Luiza Bohrer, da Bohrer Arquitetura, observa que para tornar uma região agradável para se morar é preciso considerar o espaço urbano e o resultado de construções que o circundam. E cita que a previsão de jardins ou recuos acima dos exigidos e que resultam em uma área mais urbanizada são uma grande contribuição dos empreendimentos para o espaço urbano. “A iluminação externa também é importante, pois complementa a iluminação pública e contribui para um visual mais agradável das ruas e mesmo mais segurança para os moradores”, explica.

Sobre os projetos de bairros e apartamentos da Plaenge, Luiza pontua que muitos pontos são levados em consideração, como a locação em todos os seus aspectos, construções vizinhas, as condições de trânsito e acesso às garagens, vegetação local, a viabilidade econômica, entre outros.

___________

Texto: Erika Zanon | Assessoria de Imprensa – Plaenge

Fotos: Gabriel Teixeira

Faça seu comentário

Nome:

E-mail:

Mensagem: limite de caracteres 1500.

Entrar pelo Facebook

Código da validação

Nenhum comentário