11 | novembro

Alunos de escolas municipais conhecem o processo da construção

Alunos de escolas municipais participaram de atividades educativas e conheceram todo o processo da construção, desde a origem das matérias-primas até a reciclagem de materiais

Alunos de escolas municipais conhecem o processo da construção

Crianças de seis escolas municipais visitaram a Plaenge e participaram de atividades educativas e conheceram todo o processo da construção – desde a origem das matérias-primas utilizadas na atividade até o momento de descarte desses materiais, bem como o resultado final de um trabalho construtivo.

Segundo Uedes Lins de Souza, técnico em segurança do trabalho da Plaenge, o objetivo da ação foi conscientizar a sociedade sobre as ações ambientais que devem ser aplicadas no segmento. “Esse trabalho com as crianças é uma ação educativa. Percebemos que trabalhar com os pequenos é uma das melhores maneiras de obtermos um bom resultado social e ambiental”, enfatiza Souza.

As crianças assistiram a um vídeo com informações sobre a origem de algumas matérias-primas utilizadas no processo da construção, como a pedra basalto e o plástico. Depois, os pequenos participaram de uma ação mais lúdica e didática: eles entraram em um “túnel” preparado especialmente para essa atividade, dividido em quatro ambientes. No primeiro, elas foram levadas ao período pré-histórico. “Mostramos a formação de vulcões e de onde vem a pedra basalto”, conta Souza. Na sequência foi retratada a Era da Madeira, mostrando como o material já foi utilizado pela humanidade e qual sua aplicação atual no setor da construção. Um terceiro ambiente mostrou a origem do plástico. No último, as crianças ficaram frente a frente com uma cidade – que representa o processo final da construção – com seus problemas e as soluções aplicadas por empresas socialmente responsáveis como a Plaenge.

As atividades, realizadas na Escola da Construção da Plaenge, envolveram crianças de 7 a 10 anos de seis escolas municipais de Londrina.

Texto: Carolina Avansini
Foto: Gabriel Teixeira
Revista Plaenge Premium Londrina | Nº15