09 | agosto

Cardápio do dia: Spaghetti alla Puttanesca

Com um nome provocativo, o “Spaghetti alla Puttanesca” deixa pressentir sabores fortes e experiências picantes. Nos seus ingredientes está concentrada a essência do sul da Itália, com tomate (símbolo da cozinha napolitana), alcaparra (que poucos sabem, mas trata-se de um botão de flores mediterrâneas), a azeitona (aquela de Gaeta é bonita, grande e especialmente saborosa), as anchovas (peixinhos salgados conservados em azeite de oliva) e a pimenta dedo-de-moça (o estimulante calabrês).

Para o Blog Plaenge, o chef Raphael Maimoni traz a receita com os ingredientes aromáticos e ainda com uma pitada da região cuiabana, ao substituir a anchova pela linguiça picante que você pode encontrar na feira do Porto em Cuiabá. Confira:

Spaghetti alla Puttanesca

Spaghetti alla Puttanesca

Ingredientes

13 azeitonas pretas picadas

1 colher de sopa de alcaparras picadas

4 dentes de alho picados

1 colher de sopa de cebola picada

Azeite para saltear

250 gramas de linguiça picante

250 gramas de molho de tomate

250 gramas de talharim fresco

Conhaque para flambar

Spaghetti alla Puttanesca

Spaghetti alla Puttanesca

Spaghetti alla Puttanesca

Modo de preparo

Colocar o azeite na frigideira e refogar a linguiça apimentada até cozinhar bem. Em seguida, flambar a linguiça com o conhaque. Colocar o alho e a cebola e saltear por 3 minutos. Adicionar as azeitonas pretas e o molho de tomate e deixar apurando por 5 minutos. Na sequência, corrigir o sal, se necessário. Aquecer uma panela de água e cozinhar o talharim por 5 minutos. Depois de cozido, acrescentar ao molho puttanesca e servir quente.

Um bom apetite!

___________________

Raphael Maimoni

Texto: Colaboração do Chef Raphael Maimoni, do Restaurante Dom Agostinho.

Endereço: Av. Dom Aquino, nº 314, 78015-200, Cuiabá

Telefone: (65) 3052-8450 | 99955-5308

Instagram: @dom_agostinho

Facebook: www.facebook.com/DOMAGOSTINHO

Faça seu comentário

Nome:

E-mail:

Mensagem: limite de caracteres 1500.

Entrar pelo Facebook

Código da validação

Nenhum comentário

  • fgh | 16/06/2017

    In recent years, the rolex replica watch industry has never stopped retro. Excellent and full of classic retro temperament replica hublot watch popular again, make friends too busy to attend to all table become a fashion trend. Vintage swiss replica watches, is the brand watches the classic heritage, and the modern aesthetic needs of the fusion is. "Timeless" their style has a story, with the design to make them more in line with the modern pile replica watches expectations.