09 | janeiro

Tradicional bairro em Curitiba, Cabral vai do clássico ao sofisticado

Bairro Cabral em Curitiba

O Cabral é um dos bairros mais tradicionais de Curitiba. O lugar recebeu este nome em homenagem a uma tradicional família que, em meados do século XIX doou o terreno para a construção da capela Bom Jesus, hoje denominada Igreja do Cabral. Marco do bairro, o Santuário foi o centro dos mais importantes acontecimentos da região no início do século passado.

Igreja do Cabral

Entre os primeiros moradores, imigrantes vindos da Alemanha e da Itália eram a maioria. Contribuindo para o crescimento do bairro, em 1914, os alemães fundaram o Sport Club Germânia, para aqueles que gostavam de praticar tênis. Anos depois, em 1927, o espaço mudou de nome e passou a se chamar Graciosa Country Club. Hoje o clube também é um espaço tradicional na capital paranaense.

Graciosa Country Club

Graciosa Country Club

A ocupação da região, no entanto, vem de antes, com moradores que chegaram ainda no século XVIII e que conseguiram seus lotes de terra por meio de concessões da Câmara de Vereadores de Curitiba. Grande parte dessas chácaras ficava onde hoje é o Graciosa Country Club e também nas áreas onde se consolidaram as principais avenidas do bairro: João Gualberto, Anita Garibaldi e Munhoz da Rocha.

Graciosa Country Club

Graciosa Country Club

Desde então, o bairro vive em constante crescimento e mudanças. Na década de 1970, por exemplo, outros marcos da região surgiram, como o campus do curso de Agronomia da Universidade Federal do Paraná e o prédio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). A década ainda foi marcada pela construção de uma das mais importantes obras de Curitiba: a Estrutural Norte, que levou terminal de ônibus, grandes avenidas e a popular canaleta do ônibus biarticulado à região. Rapidamente, o bairro passou a atrair uma vasta quantidade de serviços e lojas, tornando-se cada vez mais sofisticado.

Atualmente, o bairro tem visto uma crescente procura por imóveis residenciais de alto padrão, o que o torna uma referência nesse segmento. Na região, a Plaenge está construindo o Symphony Residence e recém lançou o Mondrian Residence, para atender os moradores do bairro que são apaixonados pelo Cabral.

Em toda sua extensão, o Cabral tem cerca de dois km², onde vive uma população de aproximadamente 12 mil pessoas. Mais de 200 pontos de comércio e outros 400 de serviços estão distribuídos pelo bairro, além de escolas, edifícios comerciais e residenciais de alto padrão e três praças.

 

Texto: NQM Comunicação, Curitiba-PR.

Faça seu comentário

Nome:

E-mail:

Mensagem: limite de caracteres 1500.

Entrar pelo Facebook

Código da validação

Nenhum comentário