08 | julho

Hummmmm….que tal uma Pizza?

Ela merece!

Comemoramos neste domingo, 10 de julho, o Dia da Pizza. Nada mais justo do que homenagear um dos alimentos mais ecléticos e deliciosos dos quais temos lembranças por toda nossa vida.

pizza-1344720_960_720

Quem nunca abriu um sorriso enorme quando criança quando os pais falavam que não teria jantar aquele dia, que comeriam pizza?

A pizza como conhecemos chegou ao Brasil junto com a grande imigração italiana no começo do século XIX, quando milhares de pessoas vieram da Europa para o Brasil fugindo da I Guerra Mundial.

Sua origem porém é muito mais antiga, uns dizem que veio do antigo Egito onde o trigo era vastamente cultivado, enquanto outros dizem que veio da Grécia onde discos redondos eram usados como uma espécie de pão sírio.

O mais importante porém é que temos nossa querida redonda todos os domingos ou sextas ou sábados ou qualquer dia, praticamente virou um patrimônio brasileiro, já que desenvolvemos os mais variados (e muitas vezes esquisitos) sabores.

pizza

 

Falar para um italiano de pizzas de alho ou de filé mignon, por exemplo, pode parecer uma heresia, mas depois de provar toda essa combinação, não há como não dar o braço a torcer e admitir que pizza é sempre bom, basta apenas ser pizza.

A mais famosa delas, a Margherita, é uma das mais antigas que existem, criada no final do séc. XVIII em homenagem à rainha Margherita, esposa do Rei Umberto I e até hoje umas das mais vendidas em qualquer pizzaria.

misterios-pizza-marguerita-cenografica

Quando digo que são ecléticas é por que podemos comprá-las congeladas, podemos ir até um restaurante comer, podemos pedir para o restaurante nos entregar no conforto de nossos lares ou mesmo organizar um grupo de amigos e fazê-las artesanalmente e assá-las em fornos específicos que estão sempre presentes nos empreendimentos da Plaenge.

DSC_3145

Espaço Gourmet com forno de pizza do empreendimento Salvador Dalí em Campo Grande, MS

DSC_3187

Espaço Gourmet do empreendimento D’Orsay em Campo Grande, MS

Um grande viva a essa redonda que sempre nos enche de alegria!

Viva a Pizza!

Texto com colaboração do Chef de cozinha André Nardo. Formado pela escola Le Cordon Bleu de Londres, proprietário do restaurante Divino Prato e da cafeteria Letras Du Café, professor universitário de gastronomia e membro atuante da ABRASEL-MS, Slow Food Conviviun Campo Grande e ACPP – Associação dos Cozinheiros Profissionais do Pantanal.

Faça seu comentário

Nome:

E-mail:

Mensagem: limite de caracteres 1500.

Entrar pelo Facebook

Código da validação

Nenhum comentário