07 | abril

Haicaipiras de Domingos Pellegrini

Como forma de participar e incentivar o desenvolvimento da cultura brasileira, a Plaenge abre um espaço especial, em sua página do Facebook, para compartilhar toda semana um poema haicai do escritor Domingos Pellegrini.

Praticado e apreciado no mundo inteiro, o haicai é um gênero poético de origem japonesa, que chegou ao Brasil no início do século XX.

Formado de versos curtos e apenas três linhas, esse estilo busca, de maneira concisa e objetiva, captar o momento presente, expressar a natureza, sugerir sensações e revelar lugares.

Haicaipira

Domingos Pellegrini explica que seus haicais são compostos de rimas e assonâncias internas, além de truques visuais. Por isso, são intitulados haicaipiras. “Em minha poesia, procuro acrescentar mais sonoridade e, em vez de apenas flagrar a natureza, busco fazer dela fonte de reflexão. Quando escrevo, quero mostrar ao leitor o espanto da vida, a beleza da língua, o encanto do instante”, revela.

Sobre o escritor

Respeitado e reconhecido nacionalmente, Domingos Pellegrini é londrinense e autor de obras consagradas, como “O Homem Vermelho” e “O Caso da Chácara Chão” – ambos vencedores do Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura brasileira. O escritor também produziu diversos livros destinados ao público infanto-juvenil, como “A Árvore que Dava Dinheiro”, com mais de 3 milhões exemplares publicados.

Faça seu comentário

Nome:

E-mail:

Mensagem: limite de caracteres 1500.

Entrar pelo Facebook

Código da validação

(1) Comentário

  • ruth bigarelli | 04/05/2016

    muito legal parabéns a Plaenge pela iniciativa e escolha. Pellegrini é tudo de bom!