05 | dezembro

Carinho que se põe à mesa

A ceia de Natal é o ponto alto da festa que celebra a família e a amizade. Se você quer receber bem e demonstrar carinho pelos convidados, nada melhor do que caprichar na composição da mesa, que dará um toque todo especial para a noite.

Decoração da Mesa de Natal - Blog Plaenge
A toalha será a base da composição. Por isso, deve estar sempre muito bem passada e, preferencialmente, confeccionada em um tecido nobre, como linho ou cetim. As de algodão também podem fazer boa presença, desde que se acrescente detalhes em organza e tule no barrado para obter um efeito mais sofisticado.

Nesta época do ano, vale abusar das cores tradicionais como dourado, prateado, vermelho, verde e branco. Para dar um toque diferenciado e ousar na decoração, os tons púrpura e bordô caem muito bem. As estampas com temática natalina são sempre uma opção, mas exigem cuidado na escolha dos outros elementos para não “carregar” a composição.

Se escolher uma toalha estampada, prefira louça lisa, de preferência branca ou em tons crus. As toalhas lisas comportam peças estampadas com temas florais ou motivos natalinos. Enfeites sobre os pratos dão um toque original à decoração. Arranjos com guardanapos de tecido, cupcakes com motivos natalinos, lembrancinhas de Natal e até mensagens de otimismo para os convidados dão um charme a mais para a festa.

Quase todas as famílias têm um faqueiro reservado para ocasiões especiais. Como são peças de pouco uso, além de lavadas devem ser polidas antes de ir para a mesa. A disposição é importante: garfos sempre à esquerda e facas à direita do prato, com o corte voltado para dentro. Se for servido algum caldo ou sopa, a colher deve ficar do lado direito do prato, depois da faca.

Copos e taças ficam sempre à frente do lado direito do prato. E se forem simples e transparentes, uma boa dica é enfeitá-los com laços de fita de uma cor que combine com o restante dos elementos da mesa.

Frutas, flores e velas são boas combinações para arranjos de Natal, mas não podem ser altos demais para não atrapalhar a comunicação entre os convidados. As flores naturais caem bem, desde que não tenham cheiro, para não interferir no sabor da comida. As velas devem, sempre, estar acesas quando os convidados sentarem à mesa. Evite as aromáticas porque também interferem no paladar. Para criar um clima agradável e acolhedor, as luzes do ambiente podem ser reduzidas, mas a luminosidade deve ser suficiente para que as pessoas possam visualizar o que está sendo servido.

Abusar da criatividade e inovar na decoração da mesa vai demonstrar o seu carinho com os convidados e tornar a ceia de Natal um acontecimento que ficará na lembrança de todos.

Nós separamos algumas ideias para você:

Decoração da Mesa de Natal - Blog Plaenge (1) Decoração da Mesa de Natal - Blog Plaenge (2) Mesa decorada para o natal. Decoração da Mesa de Natal - Blog Plaenge (4) Decoração da Mesa de Natal - Blog Plaenge (5) Decoração da Mesa de Natal - Blog Plaenge (6) Decoração da Mesa de Natal - Blog Plaenge (7) Decoração da Mesa de Natal - Blog Plaenge (8) Decoração da Mesa de Natal - Blog Plaenge (9) Contact Marketing/ Press Office: 01202 596100 Decoração da Mesa de Natal - Blog Plaenge (11) Decoração da Mesa de Natal - Blog Plaenge (12) Decoração da Mesa de Natal - Blog Plaenge (13) Decoração da Mesa de Natal - Blog Plaenge (14) Decoração da Mesa de Natal - Blog Plaenge (15) Decoração da Mesa de Natal - Blog Plaenge (16) Decoração da Mesa de Natal - Blog Plaenge (17) Decoração da Mesa de Natal - Blog Plaenge (18) Decoração da Mesa de Natal - Blog Plaenge (19) Decoração da Mesa de Natal - Blog Plaenge (20) green wreath Decoração da Mesa de Natal - Blog Plaenge (22) Decoração da Mesa de Natal - Blog Plaenge (23) Decoração da Mesa de Natal - Blog Plaenge (24)

Para mais ideias:

EtiquetaSocial&Profissional
Mondo Moda
Sua Dieta

Texto: Regina Daefiol, Assessora de Imprensa na Plaenge em Maringá – PR.
Edição:  Carolina Avansini é Jornalista e Assessora de Imprensa na Plaenge em Londrina-PR.