05 | setembro

Sons de metais em evidência

Muita gente fez questão de conferir de perto as diversas atrações do Festival de Música que aconteceram em Londrina, incluindo as apresentações da Big Band Plaenge!

Mas o que é uma big band? Sons de metais firmes e em evidência formam a essência das tradicionais big bands. Estilo musical que nasceu junto aos grupos tradicionais de jazz nos Estados Unidos, nas primeiras décadas do século passado, se consolidou mundo afora e continua fazendo sucesso e chamando a atenção do público, inclusive no Brasil.

Big Band Plaenge

De músicas tradicionais às mais populares, tudo pode fazer parte do repertório de uma big band, conta o músico e maestro Vitor Gorni. “Só depende do arranjo musical”, revela ele lembrando que, para existir uma big band é preciso ter uma formação com no mínimo 18 músicos e instrumentos bem específicos, como saxofones, trompetes, trombones, além da sessão conhecida como “cozinha”, que executa a base harmônica do grupo, formada por bateria, contrabaixo, guitarra e piano. “Eventualmente também podemos contar com um cantor. Também pode ser adicionado à formação instrumentos como flauta, trompa, entre outros”, conta Gorni.

Big Band Plaenge

O músico observa que provavelmente o estilo mais grandioso e a sonoridade mais forte das big bands é o que mais chama a atenção do público. E é comum, segundo Gorni, esse estilo ser associado a nomes como Frank Sinatra ou Glenn Miller, já que os músicos se destacaram à frente de famosas big bands. No Brasil, Gorni evidencia a big band Mantiqueira, com arranjos musicais brasileiríssimos, em letras de Pixinguinha, Vinícius de Moraes e Tom Jobim.

Big Band Plaenge

Todo ano, durante o Festival de Música de Londrina, Gorni é quem organiza e é regente da Big Band Plaenge, formada por músicos do próprio festival. “Já tivemos formação com mais de 40 músicos: uma big band dentro da outra”, brinca Gorni. Para ele, o festival é uma excelente oportunidade de levar música boa e de qualidade para um público bastante diversificado, pois a banda se apresenta em vários lugares, como o Calçadão e os canteiros de obra da construtora. “Durante o festival percebemos que muitas vezes o público não conhece as músicas ou uma big band porque nunca teve acesso.”

Big Band Plaenge

Texto: Carolina Avansini é Jornalista, Repórter na Folha de Londrina e Assessora de Imprensa na Plaenge em Londrina-PR.
Fotos: Gabriel Teixeira