02 | maio

Novos sons invadem a Casa de Maria

Novos ritmos, diferentes sonoridades e a possibilidade de produzir música através dos instrumentos de percussão já estão fazendo parte da rotina dos pequenos moradores da Casa de Maria, uma entidade que abriga crianças e adolescentes em situação de risco social em Londrina.

Graças ao apoio da Plaenge, a professora de música Ana Luísa Alcover Pelegrini foi contratada para ministrar aulas aos meninos e meninas que moram em duas casas mantidas pela entidade na cidade.

A experiência frente a grupos consagrados de percussão, como LATA e Barbatuques (conhecido pela produção de sons realizados com o próprio corpo), está sendo utilizada por Ana Luísa com os novos alunos que, segundo ela, estão surpresos com a diversidade de ritmos apresentados. “Na primeira aula mostrei algumas peças de jazz e eles adoraram”, entusiasma-se a mestra.

Ana Luísa Alcover Pelegrini

Ana Luísa Alcover Pelegrini

“A ideia não é dar aulas tradicionais de música, mas realizar vivências musicais, mostrando ritmos e instrumentos diferentes”, explica. As primeiras experiências estão despertando os alunos para os diferentes timbres, por meio de jogos lúdicos que envolvem materiais comuns, porém inusitados, como as caixas de fósforo. Em seguida, o objetivo da professora é ensinar os meninos e meninas da Casa de Maria a produzirem seus próprios instrumentos de percussão.

O grupo de alunos com idades entre 7 e 18 anos se mostra bastante receptivo às aulas. “Os mais novos aceitam as atividades rapidamente, ao contrário dos adolescentes, que começam a participar aos poucos”, conta. Em comum, todos demonstram o gosto pelos desafios, apresentados pela professora na forma de jogos e competições.

Ela reforça que muitas crianças da Casa possuem aptidão musical, mas não encontravam oportunidade para desenvolver esse talento. “Alguns alunos já tocam instrumentos e até compõem as próprias músicas. O que faltava era esse incentivo”, considera.

 

 

 

 

 

Texto: Carolina Avansini é Jornalista, Repórter na Folha de Londrina e Assessora de Imprensa na Plaenge em Londrina-PR.